Empresa Municipal Vitrus reforça frota com apoio de fundos europeus

A empresa Municipal Vitrus Ambiente adquiriu três viaturas para reforçar as rotas de recolha de resíduos urbanos em Guimarães.
As viaturas vão ser utilizadas no sistema PAYT, apesar de servirem funções diferentes.

A viatura ligeira que já entrou ao serviço recolhe os resíduos indiferenciados e selectivos, contendo separadores no seu interior para que nenhum material se misture durante o transporte. 

Um dos veículos pesados de mercadorias possui um compactador que permite recolher uma maior quantidade de resíduos, o que torna a sua utilização versátil. Neste momento, está ao serviço de dois turnos: durante a manhã recolhe resíduos indiferenciados e à tarde papel e cartão.
A terceira viatura, pesada de mercadoria, está equipada com grua, que facilita a colocação de resíduos no seu interior.

Estas viaturas representam cerca de um terço do Investimento da Operação «Implementação do Sistema Pay As You Throw – PAYT na zona envolvente ao Centro Histórico de Guimarães», projecto cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão. Este projecto visa a implementação de um novo sistema de gestão de resíduos, baseado no processo Pay As You Throw – PAYT, já implementado no Centro Histórico de Guimarães, e agora alargado à sua área envolvente.

O referido programa tem como objectivo principal proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos, visando um investimento total elegível de 607.695,67 €, dos quais 516.541,32€ (85%) são financiados pelo Fundo de Coesão.
A frota da VITRUS já conta com 27 viaturas, 15 ligeiros e 12 pesados, sendo que, do total, 22 estão afectas ao serviço da higiene urbana.


sexta, 04 setembro 2020 15:50 em Ambiente

Marcações: Vitrus, novas viaturas

Imprimir