Sistema PAYT alargado ao centro da cidade de Guimarães

O Município de Guimarães avança com o alargamento do Sistema PAYT (Pay-as-you-Throw) para uma segunda área até ao centro da Cidade. Serão mais de 2.500 habitantes a usufruir deste sistema de recolha e de tarifa.

O alargamento contempla a zona envolvente ao Centro Histórico que compreenderá os seguintes arruamentos: Rua Serpa Pinto, Rua A. Barbosa, Avª Humberto Delgado, Rua Gil Vicente, Rua Paio Galvão, Alameda S. Dâmaso, Av. Alberto Sampaio, Rua Joaquim de Meira, Largo Cidade, Largo S. Francisco, Largo Toural, Largo Trovador, Rua Couros, Rua Vila Flor, Rua S. Francisco, Travessa Rio de Couros, Rua Dr. José Sampaio, Rua Padre Gaspar Roriz, Rua Santo António, Largo República Brasil, Rua Abade Tagilde e Rua Combatentes Grande Guerra.

Assim, a partir da próxima segunda-feira a Vitrus irá iniciar a distribuição de mini-ecopontos por todos os utilizadores, e oferecerá os sacos autorizados para a colocação dos resíduos indiferenciados e selectivos. Até ao final do ano, os sacos são oferecidos e a partir de 2021 a aquisição do saco será obrigatória, dado que a tarifa, deixará de estar indexada ao consumo de água, passando a estar indexada à aquisição dos sacos para a recolha indiferenciada.  

A tarifa de resíduos manter-se-á até final de 2020 associada ao consumo de água, para que os utilizadores se adaptem a este novo sistema de aquisição de sacos para a colocação dos resíduos. 

O PAYT potencia a recolha selectiva através de uma tarifário de resíduos no qual existe uma relação directa entre o pagamento e a produção de resíduos indeferenciados. Ou seja, os aderentes ao sistema pagam pelos sacos que utilizam para depositar o lixo indiferenciado que produzem e beneficiam de uma redução/isenção na taxa de resíduos que é cobrada na factura da água.

Recorde-se que a implementação do sistema PAYT decorreu, em 2016, no Centro Histórico de Guimarães, e valeu ao Município duas distinções no concurso Municípios do Ano Portugal 2017. A Cidade foi distinguida com o prémio de Melhor Município Norte e Melhor Município do Ano em Portugal. O projecto obteve o prémio obra escrita original do Green Projets Awards, em 2014, e sua implementação recebeu ainda uma menção honrosa em 2016.

Marcações: payt

Imprimir Email