Medidas preventivas para minimizar efeitos do novo ano hidrológico

O mês de Outubro marca o início do ano hidrológico e consequentemente a chegada das primeiras chuvas e ventos fortes. Neste período importa, por isso, adoptar medidas preventivas e de autoprotecção de forma a diminuir o risco associado a eventuais fenómenos de precipitação intensa, ventos fortes e instabilidade de taludes ou deslizamentos motivados pela perda de consistência do solo, que habitualmente marcam esta época do ano.

Ao iniciar o novo ano hidrológico 2020/2021, o Serviço Municipal de Protecção Civil de Guimarães está a desenvolver os trabalhos que se constituem como medidas preventivas por forma a anular/minimizar os efeitos dos cenários anteriormente descritos e pretende também realizar a divulgação de folheto com medidas preventivas a serem adoptadas pela população em geral, solicitando de igual forma a sua disseminação, alcançando o maior número de munícipes.

Entre as medidas preventivas conta-se a desobstrução dos sistemas de escoamento dos quintais ou varandas e a limpeza de sarjetas, a limpeza de caleiras dos telhados de habitações, removendo folhas, areias e pedras existentes, fixar ou remover todas as estruturas que possam ser facilmente movimentadas pelo vento forte. Em situações de terreno inclinado e em áreas ardidas, deve evitar-se cortes rasos de material lenhoso e remover/triturar os sobrantes de cortes de árvores que se encontrem junto às linhas de água.


Marcações: chuva, Serviço Municipal de Protecção Civil, ano hidrológico

Imprimir Email