Guimarães prepara plano de acção para recolha e valorização dos biorresíduos

O Município de Guimarães viu contemplada a sua candidatura ao Programa de Apoio à Elaboração de Estudos Municipais para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha de Biorresíduos do Fundo Ambiental, com uma dotação de cinco mil euros.

Em comunicado, o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, destaca o caminho definido por Guimarães na estratégia ambiental. “Guimarães quer ser pioneira neste processo da recolha de resíduos orgânicos, com o propósito de separar esta fracção nas habitações e restaurantes onde há maior produção deste tipo de resíduos”. O Parlamento Europeu e do Conselho estabeleceu a obrigatoriedade de os Estados Membros assegurarem, a partir de 2024, a recolha selectiva dos biorresíduos, mas Guimarães “está a já a preparar o seu plano de acção no sentido de antecipar esta estratégia, promovendo a valorização dos resíduos, a economia circular e a defesa do ambiente”, referiu Domingos Bragança. 

Este financiamento visa elaborar um plano de ação para a operacionalização da recolha de biorresíduos em Guimarães, conducente à sua valorização, através da implementação de uma rede de recolha selectiva de biorresíduos e a criação de sistemas de compostagem doméstica e/ou comunitária, alinhado com a estratégia em matéria de gestão de resíduos urbanos.

segunda, 23 novembro 2020 14:51 em Ambiente

Marcações: Ambiente, Biorresíduos

Imprimir