Vimágua promove eliminação de ligações indevidas de águas das chuvas na rede de saneamento

As ligações indevidas de águas pluviais à rede pública de saneamento condicionam, severamente, o bom funcionamento do sistema público de saneamento e criam situações de transbordamento de esgoto, originando insalubridade e afectando os solos e linhas de água. Neste contexto, a Vimágua refere estar "empenhada quer em eliminar as ligações indevidas de águas pluviais e as infiltrações quer em melhorar o desempenho hidráulico da rede de drenagem residual, decorrem acções de inspecção para detecção de afluências indevidas de águas pluviais e de eventuais anomalias nos colectores e caixas de visita.

Neste contexto e em comunicado, aquela empresa intermunicipal revela que entre Janeiro e Abril, deste ano, na bacia 5AVE15 , de S. Gemil, em Ponte, foram vistoriadas 400 caixas de visita da rede de saneamento e mais 120 caixas e sarjetas da rede de águas pluviais.
Dessa acção, informa a Vimágua, resultou a identificação de 10 ligações ilícitas provenientes de prédios, cujos proprietários foram alvo da correspondente notificação para correcção e sete anomalias estruturais, que foram imediatamente corrigidas.
Segundo a Vimágua, durante o mês de Maio, procedeu-se à limpeza e inspecção vídeo de todos os troços de rede de saneamento que integram esta bacia e, ainda, alguns troços da rede pública de águas pluviais.

A inspecção vídeo permitiu fazer o diagnóstico do estado de funcionamento dos 7,6 Km de colectores que integram a bacia de drenagem em causa e definir a melhor solução para a correcção de cada uma das anomalias identificadas. Deste modo, foram já reparadas 10 caixas de visita, com recurso a argamassas cimentícias de presa rápida, substituíram-se 14 troços de colectores, numa extensão de 195 m, com recurso quer aos métodos tradicionais, com abertura de vala, quer à tecnologia CIPP, que consiste no revestimento interior da tubagem existente com uma
manga de PVC e malha em fibra de vidro impregnada com uma resina.
Serão, ainda, reabilitados 400 m de colectores com recurso à referida tecnologia CIPP. Os trabalhos já em curso e previstos pressupõem um investimento estimado em 70 mil euros.

A Vimágua salienta a importância da tomada de consciência dos cidadãos para as boas práticas na utilização do serviço de saneamento, visando a salvaguarda dos nossos rios, da salubridade e saúde pública, pelo que devem assegurar-se que as águas da chuva dos seus prédios não estão ligadas à rede de saneamento e não devem introduzir resíduos sólidos nas bancas da cozinha ou nas sanitas, mas sim no caixote do lixo.


sábado, 05 dezembro 2020 17:00 em Ambiente

Marcações: Vimágua, Ponte, saneamento, águas pluviais, S. Gemil

Imprimir