Universidade do Minho entre as mais sustentáveis do mundo

A Universidade do Minho é a melhor instituição portuguesa e a 89ª no mundo no «UI GreenMetric World University Rankings 2020», que avalia a sustentabilidade ambiental de 912 universidades de 85 países e foi agora publicado. A UMinho é líder nacional desde 2017, quando se estreou na lista, e sobressai este ano nos indicadores de energia e alterações climáticas, resíduos, educação e investigação.

O pódio do ranking inclui as universidades de Wageningen (Holanda), Oxford (Reino Unido) e Nottingham (Reino Unido). Há três academias britânicas e três holandesas no top 10. Portugal está ainda representado pelo Politécnico de Viana do Castelo (172º lugar), pela Universidade de Aveiro (190º) e pelo ISCTE (386º).

"Os resultados demonstram que a sustentabilidade ambiental é uma marca identitária da UMinho, faz parte de um compomisso estratégio de liderança nesta área e pretende-se construir uma comunidade mais saudável, vibrante e participativa, com vista a um futuro melhor", refere a UMinho em comunicado. Para a Academia os mesmos resultados "revelam também o esforço da instituição em prol do desenvolvimento sustentável através do ensino, investigação e transferência de conhecimento, bem como nas suas práticas internas, políticas e procedimentos".

O Reitor Rui Vieira de Castro refere que as instituições de ensino superior têm “uma responsabilidade adicional” na sustentabilidade, considerada a principal solução para os desafios globais segundo entidades como as Nações Unidas, o Fórum Económico Mundial e o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.

A UMinho foi a primeira universidade europeia a alinhar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a primeira do país a iniciar o relato público dos indicadores de sustentabilidade (em 2010), bem como a ser incluída na rede International Sustainable Campus Network, tendo ainda aderido à iniciativa United Nations Global Compact. Esta academia é um elemento catalisador da sua região, gerando impacto económico positivo anual acima de 200 milhões de euros, a que estão associados mais de 5.000 postos de trabalho.

A estratégia é reforçada pelo plano de desenvolvimento integrado dos campi, pelo financiamento para projetos de I&D sobre sustentabilidade, pelo volume de publicações científicas, eventos e unidades curriculares sobre o tema, bem como pela valorização dos resíduos produzidos, pelo uso de mobiliário exterior inovador, pela redução de gastos de energia e, entre outros aspetos, pela parceria na candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia, envolvendo-se no território, aplicando investigação e integrando os vários saberes.

Marcações: UMinho, UI GreenMetric World University Rankings 2020

Imprimir Email