Ecovia do Ave liga freguesias numa extensão de 29 quilómetros

Já é conhecida a proposta de traçado da Ecovia do Ave. A ligação terá 29 quilómetros de extensão, dos quais 57% será um novo percurso, que passará pelas várias freguesias do concelho (Serzedelo, Gondar, Ronfe, Selho São Jorge, Silvares, Brito, Ponte, UF Sande Vila Nova e S. Clemente, Caldelas, Prazins Santa Eufémia, Barco, UF Briteiros, Santo Estêvão e Donim, UF Souto Sta Maria, Souto S. Salvador e Gondomar, UF Arosa e Castelões).

O projeto foi elaborado em conjunto pelo Laboratório da Paisagem e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em coordenação com a Câmara e as juntas de freguesia. 

Carlos Ribeiro, do Laboratório da Paisagem, falou de um projecto "estruturante" numa proposta que "poderá ser alargada". Já Frederico Meireles, da UTAD, afirmou que a ecovia vai permitir "ver o Município de Guimarães de forma diferente". "Estamos habituados a ver uma cidade urbana e, a partir de agora, vamos ter um grande parque linear, que se vai unir a uma rede pedonal e ciclável", sublinhou o professor, lembrando que a Ecovia do Ave pode ser ligada a várias rotas que já existem na cidade.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara frisou que é essencial "vivermos em harmonia com a natureza, respeitando a sua fauna". "Na nossa vida fizemos barreiras, devido por vezes a questões industriais, mas com trabalho vão ser possíveis ultrapassar", disse o Autarca, elogiando o percurso idealizado para a Ecovia do Ave.

Marcações: Ecovia do Ave

Imprimir Email