Câmara de Guimarães destruiu 956 ninhos de vespa velutina em 2020

O Município de Guimarães realizou a destruição de 956 ninhos de vespa velutina durante o ano de 2020, num trabalho que contou com o apoio dos agentes de Protecção Civil e com a colaboração dos munícipes e Juntas de Freguesia na comunicação de ninhos identificados.

Através da equipa dedicada para o efeito, com o apoio dos Bombeiros Voluntários em alguns casos, foi possível este resultado, o que evidencia um eficaz combate a esta praga atingindo os objectivos definidos para eliminar novos focos – prevenindo a dispersão da espécie a outras áreas menos afectadas - e diminuir o impacto causado por esta espécie na saúde e no bem-estar das pessoas, bem como ao nível apícola. Verifica-se uma redução de números sinalizados em comparação com o ano anterior (em 2019 foram destruídos 1417 ninhos).

Durante o ano de 2021, o Município de Guimarães mantém total empenho no combate a esta praga para reduzir a sua disseminação no Concelho e diminuir os riscos associados a esta espécie, pode ler-se num comunicado.
Em caso de detecção de ninhos de vespas velutinas, também conhecidas por vespas asiáticas, os munícipes podem contactar a Câmara Municipal de Guimarães através de um número de telefone de apoio directo (253 421 210) ou, em alternativa, por correspondência electrónica (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).


quarta, 17 fevereiro 2021 15:05 em Ambiente

Marcações: ninhos, vespas velutinas , destruição

Imprimir