Protecção Civil alerta para chuva e vento fortes para o fim-de-semana



A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alerta para um agravamento do estado do tempo em Portugal continental este fim de semana, com chuva e vento fortes, possibilidade de queda de granizo, de neve e risco de cheias.

Em comunicado, a Proteção Civil, com base em informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê para este sábado chuva temporariamente forte no litoral Norte e Centro, progredindo gradualmente para o restante território, e rajadas de vento que podem atingir os 90 quilómetros hora (km/h) no litoral e até 110 km/h nas terras altas.

Para amanhã, domingo, é esperada chuva temporariamente forte durante a madrugada no interior, descida da temperatura e a possibilidade de granizo e de queda de neve acima dos mil metros de altitude.

Na mesma nota, a ANEPC chama a atenção para o piso rodoviário escorregadio por eventual acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água, assim como para a possibilidade de "cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem". É também expectável a queda de ramos ou árvores, "bem como de afectação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia".

sábado, 20 fevereiro 2021 09:11 em Ambiente

Marcações: mau tempo, chuva, vento

Imprimir