Candidatura coloca Guimarães e Brasil na rota do "desenvolvimento urbano sustentável"

A candidatura apresentada pelo Município de Guimarães é uma das 12 aprovadas para o projecto “Inova Juntos”, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios Brasileiros, com o apoio da União Europeia. Este projecto visa identificar e disseminar as mais inovadoras políticas de desenvolvimento urbano sustentável, através de um processo de cooperação entre cidades do Brasil, de Portugal e outros países da América Latina.

"A cooperação decorrerá entre 2021 e 2023, focada em quatro clusters temáticos: desenvolvimento económico e inovação; desenvolvimento económico e consórcios; cidades verdes e mudanças climáticas e, por último, espaços inclusivos e inovação cultural e social.

A candidatura “Guimarães 2030: Ecossistema de governança” resulta de um modelo que assenta na iniciativa que aglutinou os setores público e privado, em conjunto com a academia, as associações e instituições e os cidadãos, num modelo inovador capaz de responder aos principais desafios da sociedade através do incremento da participação pública em soluções que visam a transformação do território (ambiental e económico) e dos cidadãos (social), incluindo questões educativas, culturais, sociais e de valores", explica o Município em comunicado. 

Entre os exemplos apontados por Guimarães está o projeto piloto da recolha e valorização de máscaras, como "forma de responder a uma situação excepcional que adicionou um novo resíduo, com elevado impacto ambiental". "Também a Ecovia do Ave, assente na construção de um percurso pedestre ao longo das margens do principal curso de água de Guimarães e ainda as Brigadas Verdes, constam como exemplos maiores de um ecossistema de governança. Um outro exemplo, que demonstra a atividade e dinâmica das equipas, bem como a capacidade de interligar a memória, a sustentabilidade e a cultura é o projeto Bairro C que procurou despertar a criatividade, conhecimento e cultura numa zona central da cidade", lê-se na mesma nota. 

A Autarquia refere que neste "ecossistema de governança, destaca-se ainda o envolvimento das empresas do setor privado através do projecto “Guimarães Marca” na afirmação e promoção do tecido económico e cultural do concelho, espalhando o selo “Guimarães Marca” pelos cinco continentes, ancorando este objectivo no vasto tecido empresarial da região bem como a promoção de boas práticas na área da sustentabilidade, criando oportunidades para partilha e inovação de processos".

Marcações: Ambiente, Brasil, Inova Juntos

Imprimir Email