Oito árvores disputam eleição da «Árvore do Ano de Guimarães 2021»

Para assinalar o Dia Mundial da Árvore, que se comemora no próximo domingo, o Laboratório da Paisagem lançou um desafio: a eleição da “Árvore do Ano de Guimarães 2021”.

A escolha será feita pelos vimaranenses através de uma votação que está disponível nas redes sociais e no sítio do Laboratório da Paisagem, no link: https://www.labpaisagem.pt/13343-2/

Na corrida ao título estão oito árvores, todas centenárias e classificadas como de interesse público pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF): os três cedros-do-himalaia localizados no Cemitério Municipal da Atouguia, um eucalipto na Penha, dois plátanos nos jardins do Paço dos Duques de Bragança, o pinheiro-manso em Silvares e a oliveira no Museu de Alberto Sampaio. Refira-se que esta última aguarda ainda que a sua classificação seja publicada em Diário de República.

Ao mesmo tempo, está disponível uma página com o arvoredo classificado como de interesse público em Guimarães, desde as árvores isoladas (a votação) e os conjuntos arbóreos do Parque da Penha, da Casa da Ribeiro, em Ponte, do Jardim do Mosteiro de Santa Marinha da Costa e do Jardim do Palácio de Vila Flor.

O Laboratório da Paisagem lança ainda o desafio aos vimaranenses para que possam identificar outros exemplares, sobretudo em terrenos privados, para que possam ser avaliadas as suas classificações.

quarta, 17 março 2021 15:52 em Ambiente

Marcações: Laboratório da Paisagem, árvore do ano, Dia Mundial da Árvore, património natural

Imprimir