Guimarães com maior representação a nível nacional no Eco-Freguesias XXI

Guimarães tem a maior representação nacional na 3ª edição do projecto Eco-Freguesias XXI, com a participação de 23 freguesias e seis Uniões de Freguesias.

O Eco-Freguesias XXI é um projecto da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis. Segundo informação da ABAE, os concelhos de Guimarães e de Pombal são as que apresentam mais freguesias a participar na edição de 2020-2021. Face à edição anterior, são mais 25 freguesias a candidatar-se a este galardão, que visa reconhecer as freguesias mais sustentáveis. Na última edição, Guimarães foi o concelho com mais freguesias galardoadas com o selo «Eco» e no topo desta bienal ficou a freguesia de Caldas das Taipas.

Na edição deste ano, o concelho de Guimarães conta com a participação das Juntas de Freguesias de Aldão, Azurém, Barco, Brito, Caldelas, Costa, Creixomil, Fermentões, Gondar, Guardizela, Longos, Lordelo, Moreira de Cónegos, Pencelo, Polvoreira, Ponte, Ronfe, São Torcato, Sande S. Martinho, Selho S. Jorge, Serzedelo, Silvares, Urgezes e ainda as União de Freguesias de Airão Santa Maria, Airão S. João e Vermil; Leitões, Oleiros e Figueiredo; Candoso S. Tiago e Mascotelos, Atães e Rendufe; Souto Santa Maria, Souto S. Salvador e Gondomar, e por último, Oliveira, S. Paio e S. Sebastião.

O Município de Guimarães assegura o valor da inscrição de cada freguesia e o apoio técnico do Laboratório da Paisagem para a elaboração das candidaturas.
Os objectivos do Programa Eco-Freguesias XXI para 2020/2021 passam por motivar os actores locais e em especial os dirigentes das Juntas de Freguesias para a importância do seu papel como agentes do desenvolvimento sustentável à escala local, envolver as freguesias no apoio à implementação de programas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, valorizar e incentivar os processos de cidadania participativa e contribuir para a elaboração de indicadores de sustentabilidade local.


Marcações: eco freguesias

Imprimir Email