Transição para a sustentabilidade nas cidades em debate no Fórum do Ambiente

No encontro – intitulado “As Pessoas e o Planeta para uma transição verde” - cerca de 200 técnicos e decisores de municípios de toda a europa irão debater como poderá ser usado o pacote de recuperação económica no processo de transição para uma sociedade mais sustentável a partir das cidades, mais justa e respeitadora dos limites ecológicos do Planeta.

Para dar o mote para os debates, o encontro conta com os investigadores Derk Loorbach do DRIFT – Instituto de Investigação para a Transição e Katherine Richardon do Centro de Ciência da Sustentabilidade da Universidade de Copenhaga. Katherine Richardon lançará o tema dos limites do planeta e Derk Loorbach apresentará o conceito de gestão da transição para uma sociedade mais sustentável.

Estas ideias estarão no centro do debate político esperado durante o encontro, no qual participarão Filipe Araújo, Vice-presidente da Câmara Municipal do Porto e Chair do Fórum Ambiente do Eurocities, bem como Sofia Ferreira, Vereadora da Câmara Municipal de Guimarães com o Pelouro do Ambiente. Pretende-se apurar de que modo as estratégias de recuperação das cidades podem ser usadas para trazer uma mudança real com impacto positivo na vida das pessoas, no ambiente e na economia em vez de tentar regressar celeremente à situação pré-pandemia.

Durante o evento, as cidades coorganizadoras terão a oportunidade de partilhar com os seus congéneres europeus o trabalho que têm vindo a desenvolver nas áreas da economia circular, da ambição climática, das soluções inspiradas na natureza, entre outros.

Rede Eurocities agrega as principais cidades europeias, com a principal missão de partilhar conhecimento, intercambiar ideias e influenciar as instituições da União Europeia a dar a resposta adequada a assuntos que influenciam o dia-a-dia dos cidadãos europeus, através de legislação que permita aos governos locais abordar de forma efetiva vários desafios estratégicos ao nível local.

Marcações: Guimarães, Porto , Fórum do Ambiente

Imprimir Email