Guimarães adiciona 31 novas espécies à base de dados da biodiversidade

Foram adicionadas 31 novas espécies de fauna e flora à base de dados de da biodiversidade de Guimarães, que já contempla cerca de três centenas e meia de diferentes espécies. Este é um dos dados da participação deste ano de Guimarães no desafio mundial City Nature Challenge, que decorreu de 30 de Abril a 3 de Maio. Foram mais de 300 espécies identificadas, num total de cerca de 500 observações de 80 participantes.

Do conjunto de observações efectuadas pelos vimaranenses destacam-se as entradas da ave Pega-rabuda (Pica pica), das borboletas Fritilária-Dos-Lóios (Melitaea phoebe) e Esfingídeo-de-asas-transparentes (Hemaris fuciformis), esta última uma borboleta noturna que bate as asas tão rápido que consegue beber o néctar das flores enquanto voa. O grupo mais fotografado foi o dos insetos, com destaque para a abelha-do-mel (Apis mellifera).

Ao longo de 4 dias, vários agrupamentos escolares, brigadas verdes e simples fãs de natureza participaram nas várias iniciativas promovidas pelo Laboratório da Paisagem e pelo Curtir Ciência – Centro de Ciência Viva de Guimarães. Ao longo dos últimos dias os nossos técnicos identificaram todas as espécies, tendo igualmente sido submetidas na plataforma internacional do City Nature Challenge.

Apesar deste desafio ter terminado, a base de dados da biodiversidade de Guimarães está sempre aberta à participação de todos, através da aplicação móvel Biodiversity GO! ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Marcações: Laboratório da Paisagem, City Nature Challenge 2018, Biodiversidade, espécies

Imprimir Email