PEGADAS passou cinco anos de programa para livro

O Laboratório da Paisagem assinalou, esta quarta-feira, os cinco anos do programa Municipal de educação ambiental PEGADAS - Programa Ecológico de Guimarães para a Aprendizagem do Desenvolvimento Ambiental Sustentável. 

Como forma de assinalar a data, foi lançado o livro «Pegadas 5 anos», que retrata um pouco do percurso efectuado, contando ainda com testemunhos de todos os diretores de agrupamento e docentes participantes na actividade Eco Parlamento, a actividade âncora mais emblemática do programa, assim como alguns testemunhos de alunos das escolas do Concelho.

A coordenadora do Pegadas, Patrícia Ferreira, explicou os os objectivos de um programa "bem maturado''. "Um projecto resultante de um diagnóstico sobre as melhores estratégias para promover os valores da sustentabilidade, mas que acontecesse de um modo completamente ajustado ao nosso território. Não se pretendia ser mais um projecto, mas um projecto com identidade. O objectivo era dotar as escolas de recursos e estratégias para que esta educação ambiental fosse uma realidade em cada escola e complementasse a educação formal. Que se tornasse precursor da mudança e do paradigma. Que cada escola e cada criança fosse um embaixador envolvido na concretização deste desígnio e ainda educar as escolas para educar a comunidade", apontou.   

A presidente do Laboratório da Paisagem e vice-presidente do Ambiente, Sofia Ferreira, referiu que o caminho da sustentabilidade ambiental "só faz sentido se contar com todos". Já Adelina Paula Pinto, vereadora da educação, disse que o projecto está a criar "novos cidadãos".

O Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança,  lembrou que o foco deste projecto é a comunidade escolar. 

A cerimónia que celebrou os cinco anos do programa Pegadas contou ainda com Francisco Teixeira, da Agência Portuguesa do Ambiente, que falou da estratégia nacional para o ambiente.

Marcações: Livro, pegadas, Laboratório da Paisagem

Imprimir Email