Gestão da água esteve em discussão em Guimarães

Representantes de oito municípios reuniram-se em Guimarães para discutir a gestão da água. A reunião realizou-se no Laboratório da Paisagem integrada no projecto «Rede CApt² - Circularidade da Água» que nasceu de uma candidatura aprovada no âmbito da Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2), da Direcção Geral do Território na área temática do Ciclo Urbano da Água.

A Rede é composta pelos municípios de Águeda, Lagoa (Açores), Loulé, Mértola, Oeiras, Oliveira de Frades, Ponte de Sor e Guimarães, por via do Laboratório da Paisagem. Como parceiro-líder, o Laboratório da Paisagem recebeu a reunião inicial, que juntou, presencialmente e por videoconferência, os vários parceiros, bem como representantes da Direção-Geral do Território e o perito de rede que acompanhará a execução do projecto.
A reunião serviu para analisar e discutir os objetivos gerais da candidatura, bem como a metodologia que será aplicada durante a primeira fase do projecto.
Num momento de partilha, os diferentes municípios tiveram oportunidade de apresentar os diferentes contextos e desafios dos territórios, bem como as motivações para o envolvimento nesta Rede. Na mesma reunião, foi ainda apresentado o plano de comunicação que norteará a actuação da Rede CApt², assim como o cronograma previsto para a Fase 1 do projecto.
A sessão contou ainda com a apresentação do método Cidades Circulares, por parte do perito de Rede Eurico Neves, assim como a definição do calendário de visitas para os fóruns de acção local, que decorrerão em cada um dos municípios parceiros.

A Rede CApt² assenta a sua estratégia no desenvolvimento de um modelo de governança local que integre os diferentes agentes responsáveis pela gestão da água e que pretende incluir o cidadão como indutor de transformação para um modelo circular e participativo. Como objectivo último, está a concepção de um plano de acção local para o Ciclo Urbano da Água que contribua para as políticas de gestão da água e a orientação dos municípios na transição para uma economia circular.
O projecto dividir-se-á em duas fases, apresentando um prazo total de execução de 20 meses (quatro meses para Fase 1 e 16 meses para a Fase 2).
O orçamento global elegível ronda os 264 mil euros no total dos dois momentos previstos.


sexta, 17 setembro 2021 12:34 em Ambiente

Marcações: Laboratório da Paisagem, água, Rede CApt²

Imprimir