CIM do Ave com projecto de detecção e combate à vespa velutina

A Comunidade Intermunicipal do Ave, em parceria com os Municípios seus associados, no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), viu aprovada uma candidatura, com um investimento elegível superior a 200 mil euros, para a detecção e combate à vespa velutina (vespa asiática).

Referindo que o território do Ave é uma região de grande incidência deste flagelo, a CIM do Ave lembra que nos últimos anos, foram detectados milhares de ninhos de vespas registados nas plataformas utilizadas para o efeito, nomeadamente SOSvespa, e, actualmente a STOPvespa.
O aumento progressivo do avistamento de vespas velutinas e dos seus ninhos é um factor de enorme apreensão para as populações, para além de ser causador de enormes prejuízos para os apicultores da região.
O projecto da CIM do Ave consiste num conjunto de acções directamente alinhadas com o Plano Nacional de Acção para a vigilância e controlo da vespa velutina em Portugal, cujos objectivos estão há muito definidos e assentam em três grandes eixos: prevenção, vigilância e controlo.
No âmbito da candidatura, vai ser implementada uma rede de armadilhas no território; a aquisição de equipamentos para captura e destruição de ninhos; capacitação técnica operacional e, ainda, a realização de uma conferência para discussão da temática da Vespa velutina e os seus impactes na região.

A disponibilização de todos estes dispositivos de prevenção e combate à Vespa velutina acontecerá no início do próximo ano.


quarta, 13 outubro 2021 17:15 em Ambiente

Marcações: CIM do Ave, vespa, asiática, velutina

Imprimir