Metrominuto Guimarães estimula vimaranenses a andar a pé

O Laboratório da Paisagem de Guimarães apresenta esta quinta-feira o «Metrominuto Guimarães». Trata-se de uma iniciativa marcada para o Largo do Toural às 10 horas.

O Metrominuto Guimarães é um mapa que apresenta as distâncias entre vários locais de interesse e os tempos que se demora a percorrer, a pé, entre eles.
Este novo instrumento, criado em 2011 na cidade espanhola de Pontevedra, pretende ser um incentivo à mobilidade pedonal, especialmente em meio urbano, e contribuir para a redução dos movimentos pendulares, com recurso a veículos poluentes.
O grande foco do Metrominuto Guimarães é eliminar o tráfego excessivo de automóveis nas zonas centrais das cidades e incentivar ao bom hábito de caminhar, proporcionando assim uma melhoria da qualidade do ar na cidade e, inerentemente, da qualidade de vida.
O Metrominuto Guimarães assume-se, por isso, como mais uma estratégia urbana para promover a saúde do planeta, a saúde individual e incutir um novo estilo de vida.

O “Metrominuto Guimarães” surge no âmbito do projecto Limp.Ar, financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Acção Climática.


quarta, 24 novembro 2021 14:40 em Ambiente

Marcações: Metrominuto

Imprimir