"É um dia feliz para Guimarães", afirmou Presidente em Exercício do Município

"Hoje é um dia feliz para Guimarães". Foi desta forma que a Presidente em Exercício do Município, Adelina Paula Pinto, comentou ao facto de Guimarães ser uma das três cidades finalistas ao título de Capital Verde Europeia, em 2025.

Após ter presidido à reunião do Executivo vimaranense, devido à ausência de Domingos Bragança, justificada por motivo de férias, Adelina Paula Pinto abordou o assunto no final da sessão.

"É um momento de felicidade. Foi uma candidatura muito trabalhada, em que demos tudo para conseguir tê-la ao nível de passar uma fase final", disse a Presidente em Exercício que é também responsável pelo processo de candidatura apresentada por Guimarães.

"É a validação de todo o trabalho feito. Já tinha dito que o processo foi muito pesado, mas foi muito bom para a Cidade no sentido de nos organizarmos e de criar o foco no nosso trabalho. Vai permitir divulgar Guimarães", acrescentou, indicando que esse tem sido a estratégia do Município: "o que temos feito nos últimos anos é andar nas redes europeias a divulgar Guimarães. Hoje, as cidades têm de se alargar e andamos muito envolvidos no trabalho de divulgação daquilo que fazemos".

Quando prestou declarações aos jornalistas, Adelina Paula Pinto advertiu que ainda não tinha analisado a apreciação recebida da Comissão Europeia. "Quando a informação chegou, estava a presidir à reunião de Câmara", continuou, apontando que a Comissão Europeia valorizou "o trabalho em paridade que está a ser feito com a população". 

Ultrapassada com êxito esta etapa, segundo a responsável a equipa que está envolvida na Estrutura de Missão vai proceder à elaboração dos documentos necessários, nomeadamente o Plano de Comunicação, para que a defesa do projecto perante o júri seja bem sucedida em Talin, na Estónia, no dia 4 de Outubro. "Guimarães merece este selo em 2025. Hoje é um dia feliz", referiu.

"Qual é o nosso conceito? É que Guimarães pode ser uma Cidade desenvolvida e ter cuidados ambientais. Não é uma cidade onde nada acontece! É uma Cidade onde tudo acontece, onde simultaneamente há cuidados ambientais e medidas de mitigação que devem ser feitas. Em que a sustentabilidade ambiental está ao serviço do bem-estar da população", concluiu.

quinta, 20 julho 2023 14:29 em Ambiente

Marcações: Capital Verde Europeia em 2025

Imprimir