Recolha de resíduos orgânicos em Guimarães aumentou cerca de 700% em Guimarães

A recolha de resíduos orgânicos em Guimarães aumentou cerca de 700% durante o ano de 2023.

Os números foram reveçados em comunicado emitido pela Vitrus, indicando que recolheu mais de seis mil toneladas de orgânicos, em resultado do alargamento do processo de recolha porta-a-porta nas freguesias da Cidade (Oliveira, S. Paio e S. Sebastião), Azurém, Caldelas, Costa, Creixomil, Fermentões, Mesão Frio, Ponte e Urgezes.

"A recolha dos orgânicos é um processo em contínuo, que carece de constante monitorização no que respeita às melhores soluções para cada situação, sendo uma aposta estratégica do Município para a promoção da economia circular e para alcançar a neutralidade carbónica", refere-se em comunicado.

Segundo a empresa municipal, "o processo de recolha implicou um reforço de viaturas e recursos humanos assumidos pela Vitrus Ambiente, numa operação que chegou a cerca de 55 mil habitantes do concelho neste alargamento às freguesias, depois de uma primeira fase que iniciou em 2022 no centro da cidade englobando cerca de 4 mil habitantes e que resultou na recolha de 915 toneladas de orgânicos".

No arranque desta operação de alargamento, a Vitrus procedeu à implementação de mais de duas centenas de contentores para o depósito de resíduos orgânicos, apelando à população para efetuar a separação no sentido de garantir o seu reaproveitamento para a criação de composto que serve como um fertilizante natural. Todo este processo foi realizado em articulação com o Município de Guimarães e Laboratório da Paisagem", salienta a Vitrus.

Foto: Vitrus

quarta, 27 dezembro 2023 16:26 em Ambiente

Marcações: Recolha de resíduos , Vitrus Ambiente

Imprimir