Resinorte: Conheça o percurso do lixo até ganhar uma nova vida

Já alguma vez pensou que no momento em que coloca algo no lixo, acaba para si, mas aí começa uma nova 'vida'... Da sua casa vai para um contentor, depois é recolhido e segue para uma estação de tratamento. Quer conhecer esse percurso? Este trabalho sobre o lixo pretende sensibilizar os cidadãos para uma realidade incontornável que pode funcionar muito melhor se todos agirem com civismo. Por outro lado, queremos também transmitir conhecimento sobre um assunto que, afinal, está intimamente ligado ao nosso dia a dia. Nesse sentido, fizemos uma viagem com o lixo desde que é descartado por si e caminha para uma nova vida. Fomos a Riba d’Ave, a uma das quatro unidades de produção da entidade responsável pela gestão de resíduos nesta área geográfica – a Resinorte, que em 2012 tratou 160 mil toneladas de lixo indiferenciado e quase 19 mil e quinhentas toneladas resultantes da recolha selectiva num total de quase 180 mil toneladas. Mas esta não é a única instituição envolvida no processo.

Também a Vitrus e a Câmara fazem um trabalho notável na recolha dos resíduos. Desde aqueles ecopontos que usamos para a separação, ao lixo recolhido porta-a-porta. Falamos com quem recolhe o lixo indiferenciado - que ainda não é separado - com quem faz a recolha dos contentores dos ecopontos, com quem recepciona os resíduos e ‘alimenta a máquina’ que os transforma em composto que serve de adubo aos campos e representa a génese de novos produtos. 

O desenvolvimento das sociedades associa-se a um aumento do consumo que contribui para o aumento da produção de resíduos sólidos. Estes constituem um problema ambiental. No geral, os resíduos são recolhidos através dos ecopontos, recolha selectiva, ou através da recolha indiferenciada.

Mas, antes de falarmos no processo do tratamento do lixo, teríamos que obrigatoriamente fazer uma abordagem aos responsáveis pela recolha e para que o lixo chegue ao posto de tratamento.

Conheça todo o processo do lixo na BIGGERmagazine de Fevereiro!


Marcações: Bigger

Imprimir Email