Dia Mundial da Saúde é celebrado hoje em todo o Mundo

Desde 1950, que se comemora, o Dia Mundial da Saúde, no dia 7 de Abril. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, aquando da organização da sua primeira assembleia. A OMS elege, anualmente, um tema central para ser debatido, que representa uma prioridade na agenda internacional de saúde. Este ano, o foque é colocado nas doenças transmitidas por vectores, sob o lema: “pequenas picadas… grandes ameaças”!

Os vectores são, sobretudo, artrópodes que transmitem a infecção através de picada quando eles próprios são portadores de agentes patogénicos, como vírus e parasitas. Os mais comuns são os mosquitos (de várias espécies), a mosca da areia e carraças.

O Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade única de alertar a sociedade civil para temas-chave na área da saúde que afetam a humanidade e desenvolver atividades com vista à promoção e bem estar das populações, assim como promover hábitos de vida saudáveis.

 A principal estratégia da OMS, para o Dia Mundial da Saúde, consiste na divulgação de informação específica relativa a medidas de protecção individual e prevenção da multiplicação de vectores (sobretudo, mosquitos).

Os programas apresentados no Dia Mundial da Saúde prolongam-se ao longo do ano.

Marcações: Bigger

Imprimir Email