«Gatil Simãozinho» A terapia dos alunos da Escola Secundária Santos Simões

Foi por volta das 10 horas da manhã de uma quarta-feira que a BIGGERmagazine decidiu fazer uma visita ao «Gatil Simãozinho». A animação em torno daquele espaço fazia-se ouvir logo à entrada da Escola Secundária Santos Simões.
Para nos receber tínhamos a mentora do projecto, Luísa Veiga, uma funcionária e alguns dos alunos daquela escola. A euforia dos miúdos foi ainda maior quando nos viram irromper com os microfones, tripés e as máquinas fotográficas nos braços. Todos quiseram participar nesta entrevista em que os protagonistas foram os gatinhos. 

A Inês, o Kiko, a Ritinha, o Simão, o Tomás, o Lucky, o Popey, a Maria, a Fofinha, a Mamã, entre muitos outros posaram para as fotografias com alguns dos alunos e o resultado vem ilustrado nesta reportagem.
 O «Gatil Simãozinho» foi oficialmente inaugurado a 13 de Maio de 2009, na Escola Secundária Santos Simões, em Guimarães, e em mês de aniversário presenteamos esta iniciativa divulgando a causa. Trata-se do primeiro gatil pedagógico do país e destina-se a educar crianças e jovens através da ligação emocional com os animais. Cinco anos volvidos sobre a sua abertura, o "Gatil Simãozinho" continua em actividade e recomenda-se. O projecto surgiu em 2006, quando a Escola Secundária da Veiga mudou de instalações. Professores, alunos e funcionários transferiram-se para o novo espaço, mas a crescente comunidade felina que convivia com eles ficou nas antigas instalações.

 De acordo com as indicações da professora Luísa Veiga, a arquitecta Cristina Martins desenvolveu o plano do novo gatil, que, ao ser instalado no novo espaço escolar, pôde contar com o voluntariado de quase todos os alunos e alguns funcionários. 

Se quiser saber como também pode ajudar este gatil adquira a BIGGERmagazine de Maio!


terça, 13 maio 2014 10:21 em Bigger

Marcações: Bigger

Imprimir