Adelina Paula Pinto, Vereadora da Educação, fala da cultura nos mais novos

O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor comemora-se a 23 de Abril desde 1996, quando foi instituído pela UNESCO em honra de Cervantes e Shakespeare, que faleceram neste dia, corria o ano de 1616.
Nesta efeméride, resolveu a BIGGERmagazine abordar este tema pela importância que tem desde tenra idade na formação de um indivíduo e também tentar perceber de que forma as novas tecnologias transformam a leitura e esta é transformada por elas. Acompanhamos o trabalho de Adelina Paula Pinto, a nova vereadora da Educação, Recursos Humanos, Arquivo e bibliotecas municipais, e fomos visitar quatro bibliotecas, três delas escolares. E, aquilo que testemunhamos foi um gosto bem vivo apreciado pelos jovens, desde mais pequenos a mais crescidos. Visitamos a EB 1 de Aula Conde em Conde S. Martinho, a EB 2, 3 Fernando Távora, em S. João de Ponte, e a Escola Secundária das Taipas. A Biblioteca Municipal Raul Brandão não foi esquecida e também mereceu a nossa atenção. 

O dia de Adelina Pinto começa bem cedo. Com as muitas responsabilidades que detém, as bibliotecas escolares tomam uma boa percentagem do seus afazeres diários, que encara com ar resoluto de quem age com a convicção de que vai resolver tudo quanto tem para resolver. “Torna-se difícil descrever a minha actividade diária mas começo por referir que há muito trabalho, muitas horas, quer na Câmara, quer fora dela, em visitas. Há uma parte significativa do trabalho que é muito administrativa, muitos papéis, muitas leis para ler e interpretar, muitos e-mails para responder. Mas é muito estimulante, o contacto com muitas pessoas, muitas formas de pensar e de ver o mundo, o que me ajuda a ter uma visão mais ampla e mais flexível, o que é importantíssimo para quem toma decisões no domínio da educação”.

Para continuar a ler esta entrevista só precisa adquirir a BIGGERmagazine de Maio!



Marcações: Bigger

Imprimir Email