Hernâni Cardoso: o primeiro português a dar uma volta ao mundo em bicicleta

Começou, às 9h30 do dia 20 de Maio na Cidade-Berço, sobre a magnífica paisagem do Castelo de Guimarães, a primeira volta ao mundo em bicicleta numa viagem de vários anos pela história e Portugal.

Hernâni Cardoso é o corajoso homem que se irá aventurar a passar cerca de oito anos a passear por vários Países numa jornada que cumprirá um sonho de criança. Tem 53 anos, tirou a licenciatura em jornalismo, é natural de Vila Nova de Gaia mas é em Almada que vive actualmente. 

 

É um militar da FAP (Força Aérea Portuguesa) na reserva e, como é divorciado e não tem filhos esta aventura será mais fácil de superar. Contudo, a família apoia incondicionalmente este desejo. “Ela dá-me o apoio moral a 100 por cento, pois orgulho-me de pertencer a uma família de destemidos portugueses que desde cedo debandaram outras terras, nomeadamente Angola”. 

 

A ideia de fazer esta viagem de cicloturismo pelos descobrimentos portugueses e pelas tradições e comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo surgiu “de um sonho de criança. Com a previsão da passagem à reserva decidi ir ao baú dos sonhos de criança e tentar realizá-los e este estava no topo da lista. A ideia que deu origem à actual rota era bem mais simples, e resumia-se a um ou dois anos no máximo, mas se fosse seria apenas mais uma volta ao mundo em bicicleta. Como sou um apaixonado pela História de Portugal, comecei a ponderar passar por alguns locais onde os portugueses tivessem estado e que lá tivessem deixado construções ou tradições. Quando dei por mim, o percurso era uma imensidão de quilómetros quase todos os países com costa marítima foram descobertos ou visitados por Portugal”. 

 

Para continuar a ler esta entrevista basta adquiri a BIGGERmagazine num quiosque perto de si!

 

segunda, 16 junho 2014 17:53 em Bigger

Marcações: Bigger

Imprimir