BIGGERMAGAZINE: Investigadora CATARINA GUISE APRESENTA 'CÉREBRO ARTIFICIAL'

Tem 28 anos e é licenciada em Engenharia Biomédica com mestrado integrado.

Num País em que a escassez de trabalho se faz sentir com alguma intensidade Catarina Guise mostrou-nos que existem alternativas para contornar essa realidade. No final do curso tentou emprego dentro da sua área de formação e, como não conseguiu, decidiu concorrer à FCT (Fundação de Ciência e Tecnologia) das bolsas de doutoramento e dos projectos de investigação em Portugal e ganhou a bolsa.

É nessa altura que surge a possibilidade de integrar o projecto fibrenamics a convite da Universidade de Pittsburgh, coordenado pelo professor Walt Schneider ao meu professor Raul Fangueiro devido ao seu vasto conhecimento na área dos materiais fibrosos.

Basicamente, é um projecto de divulgação dos materiais fibrosos em diversas áreas, desde a medicina - que é a área que vamos abordar - construção civil, desporto, protecção pessoal, arquitectura e transportes. O Grupo de Investigação em Materiais Fibrosos da Escola de Engenharia da UMinho está a desenvolver um modelo cerebral à base de fibras que ajudará a detectar e tratar doenças do sistema nervoso central. O objectivo é ajudar os 50 milhões de vítimas anuais de traumatismos crânio-encefálicos e os 30 milhões de novos doentes de Alzheimer a cada ano, entre outros.

Descobrimos que desta equipa faz parte esta jovem investigadora vimaranense que nos vai contar um pouco mais sobre esta nova modalidade que foi, inclusive, elogiado pela Primeira-Dama dos Estados Unidos da América.

Se está curiosa sobre o que disse Michelle Obama adquira a sua revista mensal do Grupo Santiago!

segunda, 11 agosto 2014 10:13 em Bigger

Marcações: Bigger

Imprimir