Visite o Museu Alberto Sampaio com a BIGGERmagazine

Mais um mês, mais uma referência vimaranense para conhecer. Nesta riquíssima cidade onde a história está inscrita em cada rua, pedra da calçada ou edifício, são muitos os locais a que a BIGGERmagazine pretende levar os seus leitores.

Nesta edição visitamos o Museu Alberto Sampaio, onde nos recebeu a directora, Isabel Fernandes.

O Museu de Alberto Sampaio situa-se em pleno centro histórico, no local onde a condessa Mumadona, no século X, mandou construir um mosteiro.

Sendo inicialmente um mosteiro dúplice, cedo, nos alvores do séc. XII, se tornou em Colegiada, tendo então sofrido obras de renovação.

Mas é no reinado de D. João I que se iniciam importantes obras de ampliação e beneficiação, tendo este Rei iniciado e concluído a construção de uma nova Igreja dedicada a Santa Maria de Guimarães. No século XVI a igreja, claustro e Casa do D. Prior sofrem importantes obras de renovação.

Nos séculos seguintes a Igreja é um palco constante de alterações e acrescentos. Em 1928 é criado o Museu de Alberto Sampaio, tendo aberto ao público em 1931.

Ficou curioso para conhecer mais sobre este imponente Museu? Adquirir conhecimentos nunca é demais, por isso , veja este mês a revista do Grupo Santiago já nas bancas!

domingo, 07 dezembro 2014 12:03 em Bigger

Marcações: Bigger

Imprimir