Ser mãe acima de qualquer desejo

Na edição de Maio, e por se comemorar o dia da mãe, fomos conhecer uma realidade cada vez mais preocupante

Mulheres que nasceram para serem mães e, chegado o alerta do relógio biológico, a biologia não colabora. Nesse momento deparam-se com um rol de impeditivos aos sonhos e mesmo bloqueios à concretização de aumentar a família. Assim, na companhia dos futuros pais, são levadas a consultar os serviços de especialidade e embarcam numa verdadeira viagem de consultas, exames, tratamentos e esperas. Muitas esperas.

No Centro Hospitalar do Alto Ave - CHAA, existe o Centro de Procriação Medicamente Assistida - CPMA, há cerca de 11 anos, por onde já passaram inúmeros casais, o que resultou em cerca de 600 nascimentos. Está preparado para fazer a maioria dos tratamentos, nomeadamente Inseminação Intra-Uterina (IIU), Fecundação In Vitro (FIV), Micro-injecção intracitoplasmática de Espermatozóides (ICSI), Criopreservação de Gâmetas (Espermatozóides e Óvulos) e Criopreservação de embriões. A pensar na resposta aos problemas advindos dos tratamentos oncológicos, também estão preparados para fazer a preservação da fertilidade.

Nesta reportagem, a Dra. Sofia Dantas Pinto, médica especialista em Ginecologia/Obstetrícia e Medicina da Reprodução, foi a nossa condutora. Que nos elucidou e acompanhou na descoberta do maravilhoso mundo da concepção. E com os olhos brilhantes falou-nos do seu trabalho. Desde 2000 que pertence a uma equipa multidisciplinar de ginecologistas, embriologistas, urologistas, enfermeiras e psicólogos que integram este serviço de referência no Norte do País, Guimarães, Fafe, Braga, Famalicão e Barcelos.

Para saber mais sobre o maravilhoso mundo da concepção e também para conhecer alguns testemunhos de pais que recorreram a este método de fertilização adquira a sua BIGGERmagazine de Maio!

quinta, 07 maio 2015 10:00 em Bigger

Marcações: Bigger

Imprimir