PUB: Grupo Lasa expõe colecção com estampado digital na Pop Up Store

 

Foi em 1971 que tudo começou pelas mãos de Armando da Silva Antunes. Neste ano erigiu a fábrica Lasa, hoje uma grande referência nacional e até internacional no sector têxtil. Até 1980 operava na área do comércio, mais especificamente na venda de lenços de bolso e panos de cozinha. A partir daí avançou com um projecto industrial dedicado exclusivamente à produção de atoalhados em felpo para o banho. Desde então, durante mais de 30 anos, a Lasa fundou e adquiriu empresas, numa política contínua de consolidação, criação de massa crítica, dimensão e procura de novas oportunidades, o que lhe permitiu ter hoje uma oferta ampla e complementar no que diz respeito a produtos têxteis para a casa. Alavancada por esta dinâmica de sustentação e crescimento nasceu o Grupo Lasa que é actualmente constituído pelas empresas: Lasa, Filasa, Filasa ER, Luzmont e A&A – Home Collection.

Após dois anos da sua afirmação exclusivamente no mercado nacional, a empresa Lasa teve como primeira experiência internacional a Bélgica, em 1973. Somente no ano de 1979, a Lasa decidiu expandir os seus negócios para o Reino Unido, França e Noruega. Também nesse ano iniciou negócios com os países nórdicos, essencialmente com a Noruega, à qual se foram juntando paulatinamente a Suécia, a Finlândia e a Dinamarca. Com a entrada de Portugal para a CEE, em 1986, e como consequência natural do alargamento do mercado interno europeu, foi então possível começar a trabalhar com Espanha, Alemanha e Itália. A partir do ano de 1999, a Lasa começou a exportar os seus produtos para os EUA e Canadá, aos quais se juntou mais tarde o México.

Todas as empresas do Grupo Lasa estão situadas no Norte de Portugal, em Guimarães, no coração da indústria têxtil, e todas possuem um parque de máquinas moderno, assente numa política de investimentos permanente, empregando cerca de 850 pessoas e ocupando uma área coberta de cerca de 40 mil metros quadrados.
Para quem não sabe as toalhas que João Sousa usou no Estoril Open foram confeccionada por este Grupo que orgulhosamente também está presente no torneio Roland Garros a decorrer até 10 de Junho. Já há muitos anos que tenistas como Rafael Nadal ou Roger Federer usam produtos made in Guimarães / Portugal.

Esta é também uma empresa preocupada com as questões ambientais e sempre investiu no sentido de melhorar o planeta. "Como exemplo posso dizer que estamos equipados com uma ETAR para fazer o tratamento das águas uma vez que temos tinturaria. Mas as nossas preocupações vão muito para além disso. Fomos a primeira empresa a nível nacional a aderir à iniciativa BCI (Better Cotton Initiative). Somos a única empresa em Portugal a trabalhar com viscose EcoVero, que é uma celulose que advém da pasta de papel retirada de florestas sustentáveis." Percebe-se que é prioridade máxima para o Grupo Lasa preservar o meio ambiente.

Este Grupo opera com estrutura própria em Espanha e na Alemanha, desde os anos de 1999 e 2000, respectivamente. Possui, ainda, delegações comerciais em França, Itália, Reino Unido e Suíça, devidamente preparadas para responderem a qualquer solicitação, em qualidade e com um serviço rápido. E a sua participação na Pop Up Store - Guimarães Marca vai dar a conhecer melhor este dinámico grupo empresarial à nossa comunidade e a propagar ainda mais a marca como afirmou o director comercial, Ricardo Silva. "Estas são sempre iniciativas de elevada relevância, no sentido em que pretendem divulgar o tecido empresarial da região. A nossa presença na Pop Up Store prende-se com o propósito de dar a conhecer a nossa marca e mais propriamente o que o Grupo Lasa produz."
Na Pop Up Store esteve exposta uma colecção com um toque primaveril e com as últimas nvidades quer em roupa de banho quer em roupa de cama com estampado digital. "Quisemos mostrar uma tecnologia em que temos vindo a investir e que, no fundo, define um pouco aquilo que é o Grupo. Gostamos de apostar na inovação e isso tem-se reflectido positivamente."

Marcações: Grupo Lasa

Imprimir Email