PUB: Pop Up Store recebe Grupo de Pesquisa da 3B

 

O Grupo de Pesquisa da 3B (Biomateriais, Biodegradáveis ​​e Biomiméticos) foi fundado em 1998 na Universidade do Minho e apoia uma equipa multidisciplinar e altamente qualificada que trabalha na interface da biotecnologia, biologia, engenharia biomédica e ciência dos materiais. As principais áreas de pesquisa do nosso grupo incluem, entre outros, desenvolvimento de novos materiais, distribuição de medicamentos, engenharia de tecidos, medicina regenerativa, nanomedicina e isolamento e diferenciação de células-tronco. O grupo pertence ao novo Laboratório Associado do Governo Português ICVS / 3B's, o único destes laboratórios totalmente baseados na Universidade do Minho. Esta é uma colaboração com o Instituto de Saúde e Ciências da Vida da UMinho. Também lidera o Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, que possui filiais em 22 locais em 13 países diferentes.

O objectivo do Grupo de Pesquisa da 3B é desenvolver novos biomateriais (hidrogéis, scaffolds, membranas, nano / micropartículas) baseados em polímeros naturais para aplicações na entrega de medicamentos e engenharia de tecidos de ossos, cartilagens e pele.
A investigação na 3B é apoiada por múltiplas subvenções de Agências de Financiamento Europeias, Agências de Inovação, programas transfronteiriços, bem como por organizações industriais. O Grupo de Pesquisa da 3B tem sido nos últimos anos um dos grupos mais activos na Europa na atração de grandes doações altamente competitivas para pesquisa, programas educacionais e infraestrutura de apoio.

O Grupo de Pesquisa da 3B's foi construído com base em uma abordagem de pesquisa interdisciplinar, onde colaboração e cooperação são características de sua cultura. Parcerias colaborativas de longo prazo têm sido desenvolvidas com universidades da Europa, Ásia e América do Norte, que oferecem oportunidades para programas de intercâmbio de estudantes e pós-doutorados e projectos conjuntos de pesquisa.

Na Pop Up Store esteve uma amostra do que de brilhante se faz na investigação de Guimarães para o Mundo. O pro-director do 3B's / UMinho, Miguel Oliveira reforçou a importância deste espaço de exposições.
"Estas iniciativas ligadas ao desenvolvimento económico de Guimarães lideradas pela Câmara Municipal tem o efeito de catapultar o produto de excelência executado nesta Cidade relacionado com a indústria e no nosso caso a investigação, que é sem dúvida um trabalho importantíssimo."
O balanço da semana de exposição na loja da Plataforma das Artes e da Criatividade foi muito positivo.
"Tivemos oportunidade de estar mais próximos de todos os vimaranenses e serviu para mostrar o nosso trabalho, as investigações que fazemos e os trabalhos que desenvolvemos. Pudemos mostrar a nossa capacidade empreendedora e de mostrar os resultados do esforço de uma equipa vasta mas acima de tudo capaz."
O mostruário que esteve exposto na Pop Up Store foi muito variado e a ideia foi mostrar qual o trabalho desenvolvido no 3B's.

 

 

Marcações: 3B's

Imprimir Email