PUB: O Verão é Jazz, Diversidade e Equilíbrio


A Associação Convívio e a Escola de Jazz do Convívio trazem ao público vimaranense mais uma edição do Festival Guimarães, O Verão é Jazz, a realizar entre os dias 2 e 6 de Julho, em concertos totalmente gratuitos e em espaço público, com um programa que assegura qualidade e diversidade capazes de fazer a promoção devida da música de jazz, não só junto do seu público mais frequente como de outros públicos menos acostumados a esta música.

Esta necessidade de fazer chegar o jazz a outros públicos é uma das opções que tem norteado a programação deste festival, como refere César Machado, presidente da Direcção do Convívio, que salienta haver na presente edição um reforço dessa tripla vertente, com músicos revelação no panorama do jazz nacional, valores consagrados a confirmar a força do jazz português e a apresentação de projectos novos, feitos a convite deste festival, como vem sendo habitual. Este ano verifica-se, igualmente, uma maior diversidade de espaços frequentados pelo Festival.

Destaca aquele dirigente a experiência de incluir pela primeira vez um dos concertos na programação da Noite Branca, no encerramento do festival, sábado dia 6 de Julho, a partir das 22 horas, no caso a cargo do decateto North Camels Jazz Ensemble, que apresenta o concerto Variações em Funky, com um som altamente dançável e de fruição extremamente agradável, apresentando temas da música funk que o jazz celebrizou e ainda várias composições de António Variações, adaptadas a este estilo musical. Trata-se igualmente de um tributo a esta singular figura da música portuguesa quando passam 35 anos sobre a sua morte. Este concerto realiza-se no palco da Noite Branca situado no Largo da Misericórdia e é desenhado especificamente para este festival.

O mesmo sucede com o espectáculo «Thank You. Mr. Benny Golson», uma homenagem a um dos Mestres mais importantes desta música, num concerto assegurado por um quinteto constituído por alguns dos músicos portugueses mais sólidos na área do jazz, a realizar nas Arcadas da Oliveira, a 5 de Julho, o mesmo local onde tocará o Trio do consagrado guitarrista holandês Richard Okkerse, no dia 3.
Como vem sendo hábito, o Terraço do Cineclube acolhe no dia 4 um dos concertos, pelo Quarteto MA, uma das sonoridades mais frescas do novo jazz português, muito graças à voz singular da cantora Leonor Arnauth.

O Festival inicia-se com um aguardado piano solo a cargo de Paulo Barros no Paço dos Duques de Bragança e acolhe ainda um concerto de um Combo da Escola de Jazz do Convívio, às 18 horas de sábado, dia 6, na sede da Associação.

Um cartaz equilibrado que promete colher o grado de vastas camadas de público, e com qualidade assegurada como sublinhou César Machado, recordando tratar-se de um Festival que conta com o apoio financeiro do Município de Guimarães.

Marcações: Associação Convívio, jazz

Imprimir Email