PUB: Tuk Tuk para uma vida saudável e um planeta sustentável

 

A preocupação com o ambiente começa a ter, e ainda bem, cada vez mais vigilantes. É preciso criar soluções para que o planeta seja mais sustentável, e a empresa «BenViver Juntos» decidiu juntar o útil ao agradável. Numa perspectiva de preservar o ambiente em Guimarães e, no limite, até o Planeta, resolveu trazer à nossa população, e visitantes, hábitos saudáveis, através do meio de transporte e lazer tuk tuk. Já são moda em toda a parte do mundo e Guimarães não é excepção. Estes modernos e inovadores meios de transporte são um fenómeno em ascensão e muito procurados, sobretudo, pelos turistas. Mas a intenção é que os próprios vimaranenses comecem a olhar para isto como uma alternativa ao carro. António Freitas é o mentor e impulsionador deste projecto que acredita ser uma excelente ferramenta para darmos início a uma nova Era mais ecológica. "Temos de começar já a fazer alguma coisa para poluir menos o nosso Planeta. Este parece-me um bom começo. O nosso clima está a mudar e isso é o indicativo de que o aquecimento global merece toda a nossa atenção."

Somos o Berço e temos de dar o exemplo. «BenViver Juntos» tem um espaço físico no Centro Histórico, à Tulha, e também ele está construído com material sustentável que é vendável ao público.
Começar com mobilidade é um passo importante. Mas também é fundamental disponibilizar mais oferta e mais alternativas ao que já existe.

O Tuk Tuk é conduzido por um funcionário, conferindo uma viagem mais cómoda e, ao mesmo tempo, servindo de guia turístico. "De 8 a 13 euros pode usufruir de um belo passeio e descobrir as maravilhas da Cidade-Berço. Um Município repleto de história que vale a pena conhecer. Os turistas nacionais têm mais vantagens nos preços", sublinhou. Sem dúvida uma excelente sugestão para brindarmos os amigos e familiares que nos visitam.

Também pode optar pelas bicicletas eléctricas ou tradicionais. Pode alugar ou comprar e aproveitar melhor as suas férias. Existem modelos familiares, para duas pessoas, entre outras.
Importa referir que os Tuk Tuk têm ainda a função de servir ao domicílio, nomeadamente em lares e escolas. Como é que isso vai funcionar? Muito simples. Os Tuk Tuk vão buscar os seniores que não têm condições de mobilidade para se deslocarem sozinhos e levam-nos a dar um passeio. Cada um dos transportes tem capacidade para sete pessoas e é possível alugar mais do que um. Assim vai acontecer também com as escolas. Ora aqui está uma forma bastante ecológica de divertir os miúdos, ao mesmo tempo que têm uma aula de história.

Não podemos esquecer as trotinetas, que vão servir principalmente para ir aos pontos da cidade onde os Tuk Tuk não chegam. "Há becos e ruelas dignos de serem visitados onde se chega mais facilmente através deste meio de transporte." Através deste meio de transporte é possível apreciar a beleza das ruas, a arquitectura, as coisas que de carro não consegue ver. Os tuk tuk alcançam apenas os 40 Km/h e defendem o comércio de próximidade, por chegarem onde os outros não podem ir. 

«BenViver Juntos» fez uma pesquisa intensiva da necessidade de criar um negócio com base neste sector e descobriu que 85% das mulheres não sabe andar de bicicleta. "Estamos já a criar um espaço na Rua dos Mártires em Azurém, que vai funcionar como uma espécie de espaço cultural." Aqui vai ser possível aprender a andar de bicicleta. Também está pensado uma escola de dança e aulas de ginástica direccionadas, sobretudo, para os seniores. Haverá também condições para organizar um casamento, baptizado, aniversário, comunhões, reuniões de negócios, comícios, convívios familiares, etc. "Este espaço cultural foi idealizado para aqueles que têm mais dificuldades financeiras."
Guimarães tem todas as condições reunidas para ser um centro turístico extraordinário. Por ano somos visitados por cerca de meio milhão de turistas, mas só cá ficam cerca de 170 mil. "O desafio é fazer com que eles fiquem cá pelo menos duas noites."

São várias as valências desta empresa que ainda apresenta um serviço de transporte de nove lugares à disposição para ir buscar o turista ao hotel. "Queremos dar assistência a todas as freguesias e não cingirmo-nos apenas ao centro da cidade." Um Citröen 2 cavalos cabriolet também vai estar à disposição de quem o queira alugar para visitar a cidade à moda antiga.
«BenViver Juntos» abriu há um mês no Centro Histórico de Guimarães, à Tulha. Veja a Cidade-Berço por outra perspectiva de Tuk Tuk, bicicleta ou trotineta. Económico e ecológico.Informe-se pelo 910 601 161.

IMG_4141.JPG IMG_4146.JPG IMG_4150.JPG

IMG_4156.JPG IMG_4161.JPG IMG_4165.JPG

IMG_4216.JPG IMG_4233.JPG IMG_4250.JPG

 


quinta, 08 agosto 2019 11:14 em Bigger

Marcações: tuk tuk, benviver juntos

Imprimir