PUB: VÍDEO - Camacho Engenharia comemora o 40.º aniversário com notoriedade internacional

40 anos a desenhar o futuro e a projectar modernização, inovação e actualidade. A Camacho Engenharia comemora este mês quatro décadas de existência ao serviço da concepção e execução de obras públicas.

Corria o ano de 1979, quando, já no final, nascia em Guimarães uma empresa que iria mudar a perspectiva da construção no âmbito do urbanismo, paisagismo e requalificação.

Foi pelas mãos do actual administrador e Presidente do Conselho de Administração, Dias Ferreira, que a Camacho Engenharia começou a ganhar mais prestígio e notoriedade.“O segredo é sobretudo sonhar. Depois temos de ser resilientes e persistentes para efectivar o que se sonhou. Temos feito um percurso com algumas instabilidades, mas que, felizmente, temos conseguido ultrapassar. E a celebração dos 40 anos é a prova de que desistir não é o caminho.”

Esta empresa é responsável por obras de grande relevo de Norte a Sul do país, mas destaquemos as da nossa cidade. Na reabilitação que levou à classificação de Património Mundial da Unesco do Centro Histórico da Cidade-Berço, o pavimento e infra-estruturas da Praça de S. Tiago, esteve a cargo da Camacho Engenharia e, agora, a mais recente requalificação da muralha “Aqui Nasceu Portugal” será também um trabalho executado por esta empresa. Mais afastados do centro, destaque para o projectos de urbanismo (infraestruturas e pavimentação) da Cidade do Rei/Complexo do Vitória e também para a novo desafio no âmbito do imobiliário que é o Aldeamento Encosta da Portela, em Pevidém.

Esta conceituada empresa de engenharia realiza todo o tipo de infra-estruturas básicas e rodoviárias em parques industriais, zonas comerciais e urbanas, reabilitando também zonas históricas em cidades referência do património histórico nacional.

A internacionalização

A rede de infra-estruturas portuguesas ao nível da adução e distribuição de água, bem como a drenagem de águas pluviais e escoamento de efluentes domésticos e industriais têm uma parte significativa executada pela Camacho Engenharia. Mais recentemente, a especialização na execução de projectos hidro-agrícolas, consolidou o seu papel no desenvolvimento e autonomia alimentar de várias regiões africanas.

A escassez de trabalho em Portugal, em inícios dos anos 2000, leva-os a viajar até terras africanas. Foi em 2005 que iniciou a sua actividade internacional, ano em que lhe foi atribuído um projecto hidro-agrícola nas margens do Rio Senegal, integrado num plano comunitário internacional de auto-suficiência em arroz. “Entramos para África, por via dos concursos públicos internacionais, através do Senegal — que é um país emergente, embora com alguns anos de atraso em relação à Europa. Estas obras têm bastante rigor técnico, mas é assim que nos sentimos confortáveis. Isto significa que, apesar de serem países em vias de desenvolvimento, o mesmo não interfe com a qualidade do nosso trabalho. No entanto, era uma área que não dominávamos e tivemos muito trabalho de pesquisa e investigação para dar uma resposta eficiente!”

A sua competência e profissionalismo deram origem a outros projectos que garantiram a continuidade da Camacho Engenharia no Senegal e noutros países da África Ocidental, através de financiadores muito exigentes.

Entretanto, o seu crescimento dá origem a números históricos na consolidação da empresa, e 2019 torna-se assim o ano de maior expansão e da conquista de um novo mercado: o Níger. Com este novo desafio, operam actualmente em quatro estados simultaneamente: Portugal, Senegal, Mali e Níger. Porém, existem já ligações estratégicas na Guiné-Bissau, onde brevemente iniciar-se-ão trabalhos. “Acabamos de entrar no Níger com o maior contrato de sempre da Camacho — 27 milhões de euros. Mas já estamos em negociações com a Guiné-Bissau há algum tempo. Falta agora estabilizar as condições do próprio país para sustentar o nosso investimento. Estes projectos obrigam a um grande investimento e temos de ter a garantia que tudo vai correr bem. Mas acredito que estará para breve.”

De Guimarães até África criaram o Grupo RC Camacho. O Grupo tem vindo a investir permanentemente em equipamentos próprios para a actividade laboral de forma a garantir a máxima autonomia à empresa.

A Camacho Engenharia assenta numa estrutura de recursos humanos com uma média de permanência elevada. Há um número significativo de colaboradores que iniciaram e mantêm a sua carreira profissional neste Grupo.

Factor basilar para o Grupo, prende-se com a qualidade que faz questão de impor em todas as suas obras e que os tem vindo a distinguir. 

2020 em diante

O 40.º aniversário da Camacho Engenharia será um marco. Foi um ano de afirmação e sustentação da empresa a que se pretende dar continuidade. A ideia é retomar o mercado português. “No ano passado começámos a criar uma estrutura sólida, com o alargamento da administração e da área comercial, já a pensar em voltar a entrar no mercado português — que estava um pouco esquecido com a entrada em África, mas que voltou a justificar-se investir.”

A reestruturação da empresa também tem em vista outras vertentes de negócios, como por exemplo a execução de edifícios e continuar a operar noutros mercados africanos.

2020 será um ano de mudanças para a Camacho Engenharia, que pretende mudar as suas instalações para Brito. O edifício em Silvares, onde ainda se encontram, e que é o mesmo desde os primórdios da empresa, embora com algumas remodelações, já não é suficiente para satisfazer todas as necessidades. “A nossa saída vai melhorar aquela entrada da cidade a nível paisagístico, e em relação à operacionalidade da empresa vai garantir um melhor funcionamento e melhores condições de trabalho a todos os nossos colaboradores.”

Com a noção de que não há projectos perfeitos e com a ambição de fazer cada vez melhor, a administração do Grupo RC Camacho, orgulha-se da obra realizada.

 

12.jpg 15.jpg 16.jpg

20DEZ2006RC-001.jpg 20DEZ2006RC-012.jpg 20DEZ2006RC-070.jpg

5.jpg DSC_0010.JPG IMG_8011.JPG

IMG_8051.JPG IMG_8071.JPG IMG_8110.JPG

IMG_8115.JPG IMG_8130.JPG IMG_8135.JPG

IMG_8240.JPG IMG_8250.JPG _MG_2181.jpg

psc120928sn0419.JPG

 

sexta, 20 dezembro 2019 12:44 em Bigger

Marcações: 40 anos, aniversário, Camacho Engenharia

Imprimir