PUB: Cinco desportos mentais para melhorar a saúde do seu cérebro

 

A actividade física periódica é fundamental para o desenvolvimento cognitivo. Correr traz benefícios para o nosso cérebro que estão cientificamente comprovados e que ajudam a combater transtornos mentais como a ansiedade e a bipolaridade. Em 2008, uma equipa de neuro-cientistas da Alemanha provou que, após 2 horas de corrida, o nível de beta-endorfina nos nossos cérebros aumenta consideravelmente. Um facto que pode ajudar a explicar por que tantos corredores amadores descrevem sentimentos de euforia aquando da realização de treinos ou maratonas, num fenómeno muitas vezes denominado de "runners high" (a 'moca' do corredor). As endorfinas, que estão activas não só no nosso cérebro como no resto do nosso corpo, são altamente associadas a sensações de prazer e bem-estar. Mas a corrida, por mais desafiante que seja, não é o único alimento pelo qual o cérebro anseia. Num mundo em que somos frequentemente expostos a padrões altamente repetitivos (como a rotina diária casa-trabalho) e em que grande parte do nosso tempo livre é passado a olhar para um ecrã, alguns "desportos mentais" podem desempenhar um papel fundamental na prevenção e tratamento de doenças. Não acredita? Temos 5 exemplos que provam que é possível pôr o cérebro a suar sem sequer ser preciso mexer o corpo.

Videojogos

Os termos "videojogos" e "saúde" raramente andam de mãos dadas, mas a verdade é que passar 1 ou 2 horas por semana à frente da consola pode ser uma das melhores maneiras de estimar o cérebro. Um estudo divulgado em 2018 comprovou que os videojogos afectam mais zonas do cérebro do que qualquer outro tipo de desporto mental, contribuindo positivamente em áreas como a memória, a orientação espacial, a organização de informação, e a coordenação motora. Os videojogos são, além disso, uma excelente forma de passar um bom bocado na companhia de um filho ou de um familiar mais novo.

Xadrez

Pouca gente queria acreditar quando um estudo cognitivo acerca dos benefícios do xadrez assinalou que a exposição contínua ao célebre jogo de tabuleiro pode aumentar a idade mental de um indivíduo até 14 anos! Um facto que ajuda a explicar por que tantas crianças-prodígio acabam por se tornar fãs do célebre jogo de tabuleiro. Além disso, este milenar desporto de estratégia oferece benefícios comprovados ao nível do funcionamento cerebral geral, da memória, das habilidades cognitivas, do pensamento estratégico, e dos níveis de atenção. Jogar xadrez pode ainda ser uma excelente maneira de aumentar os seus conhecimentos lógico-matemáticos e de aprender a lidar com um elevado número de dados em simultâneo. Não é por acaso que os seres humanos jogam xadrez há mais de 2500 anos.

Poker

Ao contrário do que qualquer filme de poker possa fazer prever, o jogo de cartas mais famosos do mundo tem mais de estratégia paciente do que de audácia desmedida. O poker não é só acerca de bluffs e de cartadas impossíveis, e é por isso uma excelente maneira de desenvolver o cérebro. De acordo com alguns psicólogos, o poker é especialmente útil para todos aqueles que procuram desenvolver os seus níveis de concentração, o que não nos surpreende. Um jogo de poker pode demorar várias horas e qualquer distracção na mesa de jogo pode sair (literalmente) caro. Jogar poker é excelente para o cérebro, mas pode também contribuir para distúrbios nervoso-psicológicos como a ansiedade ou o autismo.

Jogos de Lógica

Existem muitos tipos de desporto mental, mas poucos tão intimamente direccionados à saúde do cérebro como os jogos de lógica. O termo é algo vago, mas engloba topo o tipo de jogos de componente matemática, como o Sudoku, os jogos de sequência, os enigmas de raciocínio lógico ou mesmo os tradicionais problemas matemáticos. Jogar jogos de lógica pode não ser tão divertido (pelo menos para algumas pessoas) como tentar a sorte numa partida de poker ou passar uma tarde a jogar consola. Mas este é o único tipo de desporto mental que afecta de forma cientificamente comprovada as conexões entre as células do cérebro. Enquanto que componentes cerebrais como a memória ou a coordenação motora podem ser treinados de forma isolada (como qualquer outra parte do corpo), o funcionamento das conexões cerebrais em si não pode ser voluntariamente afectado. Passar 10-15 minutos por dia a jogar jogos de lógica pode ter um efeito muito positivo na sua saúde mental.

Jogos de tabuleiro

Para além da excelente componente social envolvida, os jogos de tabuleiro são óptimos para o cérebro. Trabalhar com sistemas limitados a um conjunto de regras é uma excelente forma de melhorar a sua capacidade de improviso e pensamento estratégico. Além disso, os jogos de tabuleiro são esporadicamente utilizados no tratamento de doenças mentais e ajudam a prevenir mazelas psicológicas graves como o Alzheimer ou a demência. Não bastassem os benefícios para a saúde mental, os jogos de tabuleiro são ainda uma excelente maneira de passar um bom bocado com os amigos ou com a família.

 

Marcações: jogos, videojogos, pensar, estimular, poker, tabuleiro, logica

Imprimir Email