João Mota: bombeiro celebrou 49 anos ao serviços dos B.V.T.

 

São poucos os que atingiram 49 anos de serviço, mas se dependesse de si e da sua vontade, João Mota continuaria a servir os B.V.T.

A coragem é a principal característica de um bombeiro e é preciso estar bem preparado psicologicamente para as situações que por vezes são obrigados a enfrentar. Há colegas que recorrem ao psicólogo, mas João Mota assegura que nunca precisou.

Em quase 50 anos nunca teve qualquer atrito com nenhuma colega nem com nenhum membro da direcção. São cinco décadas de convívio, lágrimas, gargalhadas, momentos bons e maus, partilha e companheirismo que nada substitui ou acrescenta.

Tem 66 anos, quatro filhos, três dos quais nasceram no quartel. O único rapaz foi bombeiro durante uns anos e até chegou a realizar alguns serviços com o pai, mas entretanto optou por emigrar e deixou a corporação. Agora está de volta, mas a vida profissional não lhe dá grande margem para servir os B.V.T.

Uma das filhas também serviu os Bombeiros, mas já saiu. As outras duas não seguiram as pisadas do pai.

Com 10 anos foi eleito a mascote do Grupo. Nasceu no quartel. O pai foi lá quarteleiro (responsável pelo quartel) e bombeiro, e portanto, João Mota, passou a maior parte da infância no quartel a conviver com os bombeiros.

São muitas as histórias que pode descobrir na BIGGERmagazine de Agosto!

 

quinta, 23 julho 2020 14:32 em Bigger

Marcações: bombeiro, joao mota

Imprimir