Rubrica «Bons Pais, Bons Filhos»: O início da escola a sério!

A entrada no 1º ciclo representa um marco importante na vida de pais e filhos, gerando diferentes emoções e reações.

O 1º ciclo apresenta uma estrutura mais rígida e controlada que o pré-escolar, apoiada em aprendizagens formais, e na aquisição de conhecimentos em áreas específicas do saber (a leitura, a escrita, a matemática, o estudo do meio e as expressões), sendo encarada pelos Pais como uma mudança da brincadeira para o trabalho: “a escola a sério”!

Para as crianças, a entrada na escola é um momento de grandes mudanças. O primeiro dia de escola é complexo, marcado por sentimentos de insegurança, face ao desconhecido e à separação dos pais.

Para os pais, é também uma fase de adaptação, que provoca angústia, incerteza, e ansiedade – a separação dos filhos durante mais tempo, e a criação de uma relação de colaboração com a escola.

Não transmita a sua ansiedade à criança! O seu filho vai perceber facilmente a sua angústia e ansiedade, e por isso, deve transmitir-lhe segurança e tranquilidade, para o ajudar a viver com naturalidade este momento de transição. Este momento deve ser vivido com alegria e não com ansiedade!

Fique com algumas sugestões para facilitar esta transição:
Converse com o seu filho sobre a escola, com algum tempo de antecedência;

Transmita-lhe uma imagem positiva da escola, do professor e das atividades;
Visite a nova escola com o seu filho, e apresente-a como um local onde vai aprender coisas novas, e conhecer novos amigos;
Fale das suas experiências na escola primária! As crianças gostam de ouvir as histórias dos pais;
Incentive o seu filho a conversar com outras crianças que já frequentaram o 1º ano (como irmãos e primos mais velhos…);
Converse com o seu filho sobre a transição, ouça as suas opiniões e receios, e responda às suas dúvidas;
Conheça e apresente ao seu filho o seu professor, os auxiliares de educação, os pais de outras crianças, e alguns dos seus novos colegas;
Permita que o seu filho participe nas compras dos materiais escolares, na escolha das roupas que irá usar, bem como colaborar na sua organização e preparação.

E acima de tudo: mantenha a calma!
Não fique alarmado se nos primeiros dias ou semanas de escola, o seu filho revelar algum medo e ansiedade! Uma nova escola, novos professores, novos colegas, novas regras e novas rotinas diárias podem gerar estes sentimentos!

Para finalizar, não se esqueça:
Antes de ser aluno, o seu filho é uma criança!
Não valorize o seu filho apenas em função dos seus resultados escolares!
Dê tempo ao seu filho para progredir!
E muito importante:
Nunca deixe de brincar com o seu filho!
Brincar é uma das tarefas da infância com maior responsabilidade no desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social.
Brincar é aprender!

Cristiana Fernandes, Psicóloga do CAFAP do Centro Juvenil de S. José


Marcações: rubrica, bons pais bons filhos

Imprimir Email