Rubrica «Bons pais, Bons Filhos»: A escola começou! A minha casa está do avesso!

 

O início do mês de setembro, traz consigo a ansiedade do regresso às aulas … Neste ano letivo, em particular, muitos são os receios e os desafios impostos às famílias, sendo fundamental uma grande participação e gestão por parte dos pais. Além disto, as dinâmicas familiares alteram-se com o início das aulas e torna-se crucial definir uma nova rotina familiar. Neste sentido, o tema escolhido para esta semana é “A escola começou! A minha casa está do avesso!”. Iremos falar-vos um bocadinho da criação de uma nova rotina e das tarefas familiares.

Mas então o que é isto de rotinas?
Podemos dizer que a rotina é um conjunto de diferentes atividades que são feitas no dia-a-dia de uma família, definindo o que deve ser feito e em que momento, sendo necessário obedecer a um conjunto de hábitos, horários e regras, mais ou menos definidos.
Importa ainda dizer que as rotinas nas famílias com crianças devem ser: claras e bem definidas; negociadas; flexíveis; consistentes, tendo em conta a idade e devem ainda ser divertidas de modo a possibilitar diferentes experiências a toda a família.

Com o regresso às aulas, torna-se importante reorganizar o dia-a-dia, de forma a dar resposta às rotinas e horários de toda a família, o que se torna, sem dúvida, numa tarefa exigente para os pais … um verdadeiro DESAFIO!

São várias as vantagens da existência de uma rotina familiar, no desenvolvimento de uma criança. Aproveitamos para destacar as seguintes:
- Desenvolve comportamentos mais apropriados e positivos;
- Tem maior facilidade na gestão do tempo e na organização;
- As regras são aceites e compreendidas de forma mais simples;
- Ajuda a criança a melhorar a sua estabilidade emocional, sentindo-se mais segura, confiante, com maior sentido de responsabilidade e autonomia.

Mas nem sempre se consegue ter uma casa arrumada, cheirosa e completamente organizada.
Muito pelo contrário … muitas das vezes a casa está mesmo do avesso! É preciso por mãos à obra e definir um conjunto de tarefas, quem as pode cumprir e quando. E para isto, é preciso uma família inteira para cuidar de uma casa.

Assim, e para que tudo funcione e se torne mais fácil, deixamo-vos uma dica: criem um quadro com todas as tarefas domésticas essenciais. Depois reúna toda a família e definam, em conjunto, os dias em que devem ser realizadas, a pessoa que as deve cumprir e a forma de como isso deve ser visto como um objetivo alcançado. De seguida, construam o vosso próprio quadro de tarefas. Este pode ser mais simples ou mais criativo, o importante é que tenha a “vossa cara” e que toda a família o perceba! Escolham o local ideal para ser colocado e iniciem esta aventura em conjunto!

Por fim e, para que tudo isto funcione, lembre-se que não existem famílias perfeitas, todas têm as suas particularidades e os seus encantos. Não se esqueça que em conjunto tudo se
torna mais leve e todos podem ser ainda mais felizes! A sua casa pode deixar de estar do avesso e os seus filhos podem tornar-se nuns verdadeiros heróis no que diz respeito às tarefas lá de casa!

Elisabete Costa, Educadora Social do CAFAP do Centro Juvenil de S. José

 

terça, 01 setembro 2020 16:54 em Bigger

Marcações: rubrica, bons pais bons filhos

Imprimir