Rubrica «Bons Pais, Bons Filhos»: Como criar um momento em família?

 

O tempo em família é passado em contra relógio! Os dias desenfreados, entre as horas de trabalho e as rotinas de casa após um dia cansativo, raramente nos permitem perceber que a Nossa Família é o espaço que nos pode reconfortar, ainda que por momentos, e ganhar forças para o dia seguinte.

É importante criarmos momentos de qualidade com a nossa família. Pais e Filhos caminham cada vez mais para o desencontro, numa época em que se exige uma presença mais intensa entre os membros da família. Para ser pai e mãe é preciso inventar-se a cada dia que passa; e inventar significa criar imaginação!

Seguem-se alguns desafios para Pais e Filhos criarem momentos saudáveis e positivos, por mais simples que estes possam ser:
1º. Fazer uma refeição com a TV desligada, e sem o telemóvel/tablet durante este tempo: reunidos à mesa podem conversar sobre como foi o vosso dia e como se sentiram: o que aconteceu de melhor e de menos bom. Cada um dos elementos da Família poderá sugerir formas de ultrapassar os desafios desse dia, caso voltem a surgir nos dias que se seguem;
2º. Cinema em Casa: ver um filme que todos gostem, com umas pipocas feitas em conjunto;
3º. Piquenique em Família: Decidam onde gostariam de passar o dia! Levem um baralho de cartas, uma bola, um livro para colorir ou lerem em família;
4º. Cada um dos elementos da família deverá fazer um elogio aos restantes, começando a frase com: “gosto de ti porque…”;
5º. Deixe um lembrete no quarto dos seus filhos / e dos teus pais com uma palavra que os faça sentir amados, reconhecidos e importantes na vossa vida.

Esperamos que os desafios propostos permitam a cada um de vós vivenciar momentos simples mas que significam verdadeiros valores da Família.

Carla Oliveira, Coordenadora Técnica e Assistente Social do CAFAP do Centro Juvenil de S. José

 

terça, 01 setembro 2020 17:04 em Bigger

Marcações: rubrica, bons pais bons filhos

Imprimir