VÍDEO: Beatriz e Paula Costa são uma força da natureza

Beatriz e Paula são cuidadoras informais. E é precisamente este o tema desta entrevista. Uma conversa emotiva que nos levou às lágrimas. Mesmo depois de termos estado mais de uma hora a trocar impressões, confesso que não imagino as dificuldades que esta família passa há já 12 anos, desde que o marido de Paula e pai de Beatriz, o Rui, foi diagnosticado com Parkinson. Tinha 39 anos!

Esta é uma doença degenerativa crónica, do sistema nervoso central, que afecta principalmente a coordenação motora. Como deve imaginar, Rui, foi perdendo a força e não foi preciso muito tempo até ficar praticamente dependente para tudo. Em dois anos foi-lhe diagnosticado 90% de incapacidade. Paula abdicou da sua vida para cuidar do marido. Era muito nova e os filhos eram ainda pequenos. A Beatriz tinha oito anos e o irmão José apenas cinco. O mais novo não se recorda do pai sem a doença. Cresceu a ver o pai precisar da ajuda de todos para qualquer tarefa, até as mais íntimas, como ir à casa de banho. Hoje tem 17 anos e lamenta não ter podido desfrutar da companhia do progenitor para as actividades mais básicas, como uma ida ao futebol por exemplo.

A Beatriz teve essa oportunidade e tem perfeita memória dele saudável. Mas entretanto tudo mudou. A filha mais velha tem agora 21 anos e tem sido o grande apoio da mãe nos cuidados com Rui.

Tudo aconteceu em 2008. Rui era oficial de justiça no Tribunal de Guimarães e começou a sentir tremores numa mão. Depois começou a arrastar uma perna. E esses sinais obrigaram-no a procurar um médico. Fez muitos exames e não conseguiam detectar o problema. Até que foi a um fisioterapeuta que depois de uns testes lhe deu a triste notícia. Padecia de Parkinson.

Conheça o resto da história e o sofrimento desta família que faz tudo por amor na BIGGERmagazine de Novembro!

 

Marcações: Cuidadores informais , Beatriz Costa, paula costa, parkinson, cuidadoras

Imprimir Email