Zé Miguel Santos convidado a participar no estágio da Selecção Nacional de Xadrez

 

Gambito de Dama é neste momento a mini-série mais vista da Netflix e, por coincidência, o tema central é precisamente o xadrez. Confesso que nunca foi um desporto que me chamasse a atenção, mas depois de ver a película aguçou-me a curiosidade, sobretudo para perceber se, de facto, é possível fazer o que a protagonista é capaz.

Zé Miguel Santos é um ás desta modalidade e tirou-me algumas dúvidas. Em tempos, saiu na BIGGERmagazine, exactamente por ser um atleta prodígio. Agora foi convidado a integrar o estágio da Selecção Nacional, o que significa que continua a jogar bem com os peões, os bispos, as damas, as torres, os cavalos e os reis pelos 64 'quadradinhos' onde pode mover as peças, para a frente e para trás, na diagonal, para os lados, ou até em 'L'.

As jogadas mentais são de elevada importância para uma evolução mais rápida na modalidade. O atleta, aos poucos, tem vindo a desenvolver essa estratégia e isso tem surtido efeito nas suas prestações durante as competições.
Faz parte da Unidade de apoio aos Atletas de Alto Rendimento na Escola Secundária Martins Sarmento, escola que frequenta e onde está a estudar no 12º ano do curso de Ciências e Tecnologias. A pretensão é seguir Medicina ou Engenharia.

Tem 17 anos, mas o xadrez aparece na sua vida aos cinco por influência de um amigo. Mas não foi amor à primeira vista. Entretanto, aos seis anos, um professor volta a pô-lo em contacto com a modalidade e, da segunda vez, algo despertou de forma diferente. O seu interesse cresceu de tal forma que quis saber mais. Investiu tempo em pesquisas sobre o jogo e assim nasceu a paixão.

Entretanto começou a entrar em torneios e com as muitas vitórias que foi conquistando percebeu que lhe estava no sangue o talento para este desporto.
Foi nove vezes campeão distrital das quais cinco foram consecutivas.Também subiu ao pódio em vários torneios nacionais e internacionais.

BIGGERmagazine de Janeiro!

 

terça, 05 janeiro 2021 13:05 em Bigger

Marcações: Zé Miguel, atleta, Xadrez

Imprimir