Dupla de Guimarães chega à final em concurso nacional de cantares ao desafio

 

Cantares ao desafio, também conhecido como desgarrada, é uma cantiga popular que os cantadores vão improvisando, desafiando e respondendo um ao outro, normalmente acompanhados por uma concertina e sempre em rima. Entre nomes sonantes que já gravaram álbuns deste estilo musical encontramos o bem disposto Quim Barreiros, Augusto Canário e Jorge Ferreira. As desgarradas podem ser escutadas em todo o País, embora as suas raízes tenham uma profunda ligação com as gentes do Norte. Geralmente é lançado um tema aos cantadores e a partir daí é criada uma história em torno desse assunto que tende a focar-se em escárnio e maldizer, amor e ódio ou fé e caridade. 

O programa das manhãs da RTP1, «Praça da Alegria» decidiu apadrinhar esta iniciativa que nesta última edição reuniu quatro duplas de Guimarães, mas só uma chegou à final, e foi com ela que estivemos à conversa.

Jorge Cunha e Jorge Alexandre Martins, de 27 e 15 anos, respectivamente, são primos, vimaranenses e descendentes de uma família com a tradição dos cantares ao desafio.
O primeiro começou aos sete anos a aprender a tocar concertina. Ainda bem novo integrou o grupo Unidos de Guimarães, juntamente com Cláudia Martins, Tiago Maroto, entre outros.
O mais novo, tinha ainda três anos, e já assistia aos 'concertos' do pai que também tinha um grupo. Ofereceram-lhe uma concertina e aquele instrumento passou a ir consigo para todo o lado. 

Conheça os 'Jorges' na BIGGERmagazine de Fevereiro!

 

quinta, 28 janeiro 2021 12:10 em Bigger

Marcações: cantares ao desafio, desgarradas, rtp1, praca da alegria

Imprimir