Bons Pais, Bons Filhos: Regras e Limites com Amor e Firmeza!

 

Como impor regras e limites com amor e firmeza?

Esta é uma pergunta bastante recorrente no dia-a-dia dos pais. Se por um lado, querem impor disciplina e alguma autoridade ao seu filho, por outro querem ser sinónimo de amor e carinho. Encontrar este equilíbrio nem sempre é fácil, mas acredite que é possível.

Hoje, serão revelados alguns segredos para que possa educar o seu filho com amor e firmeza.

Para começar, importa dizer que educar é amor, mas também é impor regras e limites. De um modo geral, os limites ensinam a criança a perceber até onde ela pode ir e dão-lhe segurança e autocontrole, permitindo que aprenda a respeitar o lugar do outro. Por sua vez, as regras ajudam-na a organizar-se, e a saber o que podem e não podem fazer, e em que momentos. É trabalho dos pais, e por vezes um trabalho árduo, ir “balizando” o comportamento da criança, de forma contínua e persistente. O mais importante é não desistir.

A imposição de regras e limites deve começar desde cedo, enquanto os filhos são ainda bebés. Se a criança souber lidar com as regras e com os limites desde cedo, tornar-se-á um adulto capaz de lidar de forma mais ajustada com as adversidades, mantendo um maior equilíbrio psicológico e mobilizando recursos internos, no sentido de encontrar respostas mais adequadas para cada situação. Importa salientar que as regras e os limites devem ser ajustados à idade e às características de cada criança, assim como, à realidade de cada família.

Para o guiar nesta caminhada, deixo-lhe algumas dicas para conseguir estabelecer regras e limites para o seu filho:
- Apresente as regras e os limites de forma clara;
- Seja justo e coerente;
- Incentive o envolvimento da criança na definição de algumas regras;
- Utilize consequências lógicas, positivas e com curta duração no tempo;
- Elogie e valorize sempre que as regras e os limites sejam cumpridos;
- Seja um modelo para o seu filho, cumpra as regras e os limites estipulados para os pais.

Esta é sem dúvida, uma missão desafiante para os pais, mas impor regras e limites às crianças é uma demonstração de amor, que revela preocupação e respeito pela criança, e que traz consigo várias vantagens, tais como: ensina a criança a ver o todo, e não só a sua parte; ajuda a desenvolver capacidade empática e capacidade de lidar com frustrações; ajuda a interiorizar a obediência a regras morais e sociais desde muito cedo; torna as crianças menos ansiosas, mais autónomas e com maior autocontrolo.

Posto isto e para terminar, referir que para que tudo isto resulte, e tenha êxito na missão de educar o seu filho, é preciso que tenha firmeza, criatividade, determinação e muito amor para manter o seu filho num caminho seguro com o propósito de desenvolver a sua autonomia. Bons pais hoje, bons filhos adultos amanhã!

Elisabete Costa, Educadora Social do CAFAP do Centro Juvenil de S. José

 

Marcações: bons pais bons filhos

Imprimir Email