Bons Pais, Bons Filhos: O que o meu filho faz na internet?

 

Todos os dias ouvimos falar da insegurança da Internet e, em particular, nos perigos a que os nossos filhos estão expostos. Na verdade, grande maioria dos pais não está suficientemente consciente dos riscos envolvidos. Esta preocupação é tanto maior, quando os próprios pais não dominam as tecnologias que os filhos tratam por “tu”!

Existem muitos perigos na Internet como a exposição fácil a conteúdos impróprios (a violência, o racismo, ideais extremistas e radicais) e, pior ainda, a possibilidade de estabelecerem contactos com pessoas mal-intencionadas (que usam o email e redes sociais para chegarem até às crianças/jovens). Do mesmo modo que é importante alertar os filhos para a necessidade de seguir as regras para uma navegação segura, também é importante consciencializar os pais, para os riscos, sinais de alerta e cuidados para os proteger.

Deixo-lhe algumas dicas para que possa saber o que os seus filhos fazem na Internet:
-Supervisione os seus filhos de forma consciente e adequada, de acordo com as suas idades;
-Estabeleça regras, que devem ser seguidas e cumpridas para terem acesso à Internet;
-Familiarize-se com as novas tecnologias e tente criar um ambiente de confiança, para que os seus filhos se sintam confortáveis em partilhar consigo o que pesquisam nos meios digitais, e as informações virão até si naturalmente;
-Converse com seus filhos sobre segurança online para os fazer entender o porquê da sua preocupação e da importância de saber o que fazem na Internet.

Se mesmo assim houver desobediência em relação ao acesso a certos conteúdos e sites ou relacionamento com pessoas suspeitas, pode ser necessário, restringir ou mesmo interromper o uso da internet por algum tempo, até que os seus filhos entendam o que é seguro fazer online.
Espero que estas estratégias vos possam ser úteis!

Carla Oliveira, Coordenadora Técnica e Assistente Social do CAFAP do Centro Juvenil de S. José

 

Marcações: bons pais bons filhos

Imprimir Email