BIGGER: Guimarães terá serviços digitais de saúde

Em fase de confinamento, a saúde gera maiores preocupações. Ainda assim, no concelho de Guimarães, a situação já tinha sido acautelada, com a abertura do primeiro espaço de saúde digital. Saiba mais.

O Governo português decretou novamente um regime de confinamento, segundo o qual, salvo exceções específicas, a população deverá manter-se em casa, para evitar a propagação do vírus. Estando Portugal no topo do ranking de novos casos, estas medidas visam aliviar os serviços de saúde nacionais e também proteger a população, de forma a que não se promovam novos contágios e consequentes internamentos e mortes.

Nesta fase de recolhimento, muitos portugueses estão a procurar formas de garantir a sua saúde física e mental, nomeadamente recorrendo ao exercício físico em casa, a novas formas de alimentação ou aos reconhecidos benefícios do CBD.

Uma preocupação comum, no momento, prende-se com a resposta dos serviços de saúde perante patologias não relacionadas com o Covid-19.

No caso do concelho de Guimarães, no entanto, o anúncio, já em Dezembro de 2020, da criação de espaços de saúde com serviços digitais do SNS (Serviço Nacional de Saúde) parece trazer algum alento à população.

Saiba mais sobre os serviços digitais de saúde em Guimarães.

SNS24 Balcão ativo desde Dezembro em Guimarães

O concelho de Guimarães conta com serviços digitais do SNS, através do SNS2 Balcão. Este balcão, inaugurado na sede da Junta de Freguesia de Brito, trata-se de uma forma rápida e segura de aceder a serviços de saúde no concelho e resultou do acordo protocolar realizado pela Câmara Municipal de Guimarães.

Quando foi criado, o protocolo tinha em vista a melhoria dos cuidados de saúde na localidade, para garantir que os habitantes de Guimarães conseguiam aceder, de forma eficaz, a serviços de saúde de qualidade, sem a necessidade de correrem riscos desnecessários.

Nesta nova fase de confinamento, a possibilidade de acesso a serviços digitais de saúde ajuda a promover, entre os vimaranenses, uma maior sensação de segurança quanto ao seu bem-estar.

Vale a pena salientar que os media nacionais têm destacado fortemente as dificuldades vividas nas urgências, cujos tempos de espera têm vindo a aumentar devido ao pico de casos de Covid-19, dificultando o atendimento de pacientes com outras patologias.

A tecnologia será o futuro da saúde?

Os avanços tecnológicos têm, ao longo das décadas, melhorado o funcionamento dos serviços e sistemas de saúde, ao mesmo tempo que possibilitam os estudos e pesquisas aprofundados que geram a introdução de novas técnicas e medicamentos no regime de tratamento de variadas doenças.

A criação de novos meios de atendimento e de triagem ancorados na tecnologia fazem-se acompanhar também de novas formas de diagnóstico e de tratamento, inovadoras e nas quais está expresso o avanço tecnológico do último século.

A possibilidade de realização de estudos mais aprofundados sobre vários princípios ativos e compostos elementares é também algo que, aos poucos, tem motivado o avanço da medicina e criado melhores tratamentos farmacológicos, onde a margem de erro e os efeitos secundários são minorados.

 

sexta, 05 fevereiro 2021 11:41 em Bigger

Marcações: servicos digitais

Imprimir