Rubrica Bons pais, Bons Filhos: Conversar com o meu filho sobre a nossa separação

Decidir pela separação nunca é um momento fácil e quando se tem filhos, todo o processo torna-se ainda mais delicado. Além de lidar com as próprias questões, pai e mãe precisam de tornar o divórcio menos doloroso para os filhos que, muitas vezes, demoram para entender o que está a acontecer e, principalmente, para aceitar que esta situação poderá não ser culpa de ninguém.

A forma com que os pais lidam com o divórcio tem forte influência nos filhos, o que significa que o sofrimento pode ser maior ou menor, de acordo com as atitudes do casal.

Então, quando é a “ hora certa” de falar com os meus filhos sobre a nossa separação?
- Quando já tomaram a decisão! Aqui chegados, o importante é que os pais conversem de forma clara, bondosa e com o coração aberto, interpretando as reações de modo a tranquilizar e dar estabilidade emocional aos filhos, transmitindo-lhes de forma segura de que continuarão a conviver com ambos os pais.
- Estejam disponíveis para novas conversas! Nunca presuma que com uma conversa se resolve tudo. Ou seja, assim que os pais pressintam, pelas reações dos filhos, que alguma coisa não está bem, devem voltar a conversar e esclarecer eventuais mal-entendidos.
- Não tente disfarçar: Embora muitas vezes fique a impressão de que os filhos não sabem o que está a acontecer, é importante lembrar que eles estão sempre muito atentos!
- Uma conversa para cada idade! No momento de conversar com os seus filhos, é importante abordar o assunto de acordo com a idade que têm! O seu filho continua a precisar de si para o proteger e tornar este momento o mais tranquilo possível!
- Respeito acima de tudo! Tratar com respeito todos os envolvidos neste processo, tendo em conta os sentimentos de cada um, ajudará a superar esta fase de forma mais tranquila e minimizar o impacto da separação nos seus filhos!

Carla Oliveira, Coordenadora Técnica e Assistente Social do CAFAP do Centro Juvenil de S. José

 

Marcações: bons pais bons filhos

Imprimir Email