Cristina Antunes é uma enfermeira premiada

É duma família vimaranense de docentes e profissionais de saúde. A educação despertava-a, mas a ajuda ao próximo convenceu-a. E viria a ser na saúde escolar que conheceria o sabor dos prémios.

Na adolescência acompanhava a madrinha enfermeira nas suas lides profissionais durante as férias e rapidamente percebeu que o seu futuro já tinha destino. 

Licenciou-se em 2001 e decidiu que a saída profissional era para a área hospitalar, mas especializou-se em Saúde Infantil e Pediátrica, outra área que a fascinava. No último ano de curso teve muito contacto com os cuidados de saúde primários que lhe deram a certeza do que já sabia.

Durante cinco anos fez consulta de desenvolvimento infantil no Centro de Saúde da Amorosa. Entretanto, nasceu a Sofia e quando regressou de licença de maternidade foi convidada a coordenar o projecto de Saúde Escolar Concelhio. Aí começou a trabalhar directamente com as escolas e coordenou o programa de 2006 a 2010.

Foi com este trabalho que ganhou vários prémios. O projecto «Ser Capaz» foi talvez o mais importante e premiado a nível regional e nacional, mas seguiram-se outros. 

Após este período formou-se o ACES e com isso a sua carreira sofreu outra reviravolta. Em 2010 integrou o primeiro conselho clínico do ACES Guimarães - Vizela. A partir daqui a enfermagem passou um pouco para segundo plano, pelo menos no que diz respeito ao cuidado e contacto directo, e passou a assumir essas funções de uma forma indirecta, mas onde o objectivo era igualmente cuidar dos utentes e oferecer-lhes uma saúde mais igualitária.

Conheça um pouco mais a vida desta enfermeira na BIGGERmagazine de Abril!

 

Marcações: enfermeira, cristina antunes

Imprimir Email