José Couceiro da Costa é o administrador da Villa Margaridi inserida nas comemorações do primeiro milénio de Mesão frio

Mesão Frio, uma das 48 freguesias e uniões de freguesias de Guimarães, celebrou mil anos no dia 14 de Junho. Uma data tão importante tem de ser comemorada, e durante uma semana a freguesia foi palco de várias actividades. Celebrar o primeiro milénio de Mesão Frio sem incluir nas celebrações a Casa de Margaride não seria a mesma coisa,
pois este edifício histórico está presente nos primeiros documentos oficiais da freguesia que datam o ano de 1021.

"Não haja dúvidas que Mesão Frio nasceu em Margaride", estas são as palavras de José Couceiro da Costa, actual administrador da Quinta de Margaride. "Costumo dizer que se o 24 de Junho é o dia Um de Portugal, o dia 14 de Junho é o dia Um de Mesão Frio". O motivo desta afirmação é que 1021 é o ano do primeiro documento oficial da Casa de Margaride, que discriminava a sua localização em Mesão Frio. No mesmo documento lê-se que a família, que tinha recebido a Villa Margaridi da Condessa Mumadona Dias, vendeu a propriedade a 14 de Junho desse mesmo ano.

José Couceiro da Costa conta a história da propriedade, que já está na sua família desde o século XVI. Saiba tudo na BIGGERmagazine de Julho!

 

quarta, 23 junho 2021 12:23 em Bigger

Imprimir