BIGGER: TeleTrade: Os sinais "hawkish" da Fed para os mercados da UE parecem momentâneos

Conforme observado pelo analista da TeleTrade José Maria Castro Monteiro (https://www.teletrade.eu/pt), um pequeno ajuste nos mercados dos EUA impulsionou na maioria das ações europeias alguns movimentos de correção, pouco antes do final da semana passada. Os futuros do índice Euro Stoxx 50 caíram de 4.152 (novos máximos de 13 anos) na quinta-feira, 17 de junho, para 4.016 no decorrer das primeiras horas da madrugada de segunda-feira, 21 de junho, no mercado asiático. Mas rapidamente recuperou para 4.080-4.100, e já está acima dos preços de fecho de mercado da última sexta-feira, durante o horário europeu regular.
Parece ser outra confirmação sólida do movimento geral positivo dos mercados da UE sobre as esperanças de recuperação económica, com uma possível meta de tendência de médio prazo de pelo menos 5.000 pontos. Estes valores máximos foram alcançados justamente naquele auge, e que foi visto apenas uma vez num distante verão de 2000. Os picos de inflação aumentaram fortemente com triliões de euros e dólares gastos por bancos centrais e governos dentro de um quadro aparentemente ilimitado de programas de estímulo, tornando-o um cenário provável para os próximos dois anos, se não para os próximos meses.


O preço da carteira do ETF Global X MSCI Portugal na Bolsa de Valores de Nova York perdeu cerca de 6,65% desde o seu pico do ano em 27 de maio para agora. O preço atual deste ativo combinado coincide com o nível pré-vírus do início de 2020, o que sugere que o mercado português, bem como os mercados de alguns países do sul da Europa mais prejudicados pelas restrições da pandemia, ainda estão de alguma maneira subvalorizados, com novas perspectivas de recuperação económica.

O índice alemão Dax 30, que agora está mais de 12% superior do seu pico pré-pandémico, ou o índice francês CAC 40 e o próprio Euro Stoxx 50, que ganhou cerca de 8,5% até agora em relação aos níveis de fevereiro de 2020, são bons benchmarks ou modelos para os mercados de outros países europeus. Cada nova tentativa de queda desses mercados levava tecnicamente a mais uma rodada de quedas nas compras, pelo menos por enquanto.

Por algumas razões fundamentais, é notável que as raízes da actual volatilidade estejam nas indicações de soft-core do Federal Reserve (Fed) sobre a alegada primeira subida das taxas de juros antes do final de 2023, ou seja, cerca de um ano antes do que era expectável anteriormente.

No entanto, como acredita o analista da TeleTrade, não parece uma jogada verdadeiramente hawkish das autoridades financeiras dos Estados Unidos, já que toda a questão se reduz a 13 de 18 pontos, que foram apontados apenas 0,25% - 0,5% mais altos nas chamadas projeções Fed´s "dot plot". Mas representam apenas "projeções individuais e não uma previsão do comitê", de acordo com comentários de Jerome Powell, presidente da Fed. "As projeções não são um plano", acrescentou imediatamente na conferência oficial a 16 de junho, claramente tentando minimizar o papel daquele sinal monetário aparentemente único.

A comunidade de investidores não comprou muitos títulos do Tesouro dos EUA com essa notícia, de modo que os rendimentos dos títulos de dez anos dos EUA caíram de 1,6% para 1,45% de juros anuais, o que não poderia ser chamado de um movimento realmente grande ou de 'pânico'.

Parece que a maior parte do mercado não acredita tão seriamente no aumento das taxas de juro da Fed ou dos títulos em breve. Nem mesmo o mercado vê necessidade de ir buscar resgate urgente ou ativos de refúgio, o que pode ser comprovado pela última queda dos preços do ouro em quase cem dólares por onça apenas nos últimos três dias úteis.

A ausência de excesso de procura por ativos de refúgio não indica grandes chances de uma nova correção importante do mercado. "Discutir a descolagem das taxas de juro agora seria altamente prematuro", mencionou Jerome Powell na semana passada, já que a Fed ainda está a "imprimir" 120 biliões de dólares americanos a cada mês para comprar ativos. Isso significa manter o status quo financeiro por um longo período de tempo, o que pode manter dinheiro suficiente para continuar a alta do mercado de médio prazo.

"Com os pontos da Fed a causar tantos danos no mercado, o foco da semana que se segue será numa série de palestras por parte da Fed - e se eles são tão agressivos quanto os pontos sugerem", disseram analistas do ING, numa nota de pesquisa . A maioria dos olhos pode assistir ao testemunho do presidente da Fed, Jerome Powell, na terça-feira antes do Subcomitê de Seleção da Câmara dos EUA para a Crise do Covid-19.

Se o Sr. Powell tentar suavizar o efeito do "plot plot" mais uma vez, o mercado dos EUA pode negar completamente todas as perdas dos últimos dias, enquanto o mercado europeu, que é menos dependente da postura do Federal Reserve dos EUA, pode até ser capaz de mostrar novos máximos.

 


quarta, 30 junho 2021 11:07 em Bigger

Imprimir