BIGGER: Regressar à vida após a COVID-19

As sequelas da COVID-19 debilitaram-no e deixaram-no sem condições para regressar a casa, que habita sozinho, em Guimarães. Apesar da alta hospitalar, a insuficiência respiratória e a incapacidade física para qualquer tipo de esforço levaram o lisboeta João Borba e Maia, 78 anos, a recorrer ao Centro de Reabilitação de Guimarães (CRG) para um programa intensivo de reabilitação e fisioterapia. «Após um mês de tratamentos diários, está, felizmente, de regresso a uma vida independente», observa a filha, Alexandra Borba, médica, cuja especialização em pneumologia acabou por ser determinante na decisão de avançar com um plano de reabilitação personalizado.
«Ainda há, como era previsível, alguma recuperação a fazer no domínio respiratório, mas o plano de reabilitação traçado pelo CRG permitiu fortalecer os índices físicos do meu pai e cumprir o nosso objetivo, que era devolver-lhe a autonomia. Ele ganhou a sua independência, está em casa», explica a filha, médica do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.

A opção pelo CRG para tratamento do pai revelou-se fácil para os dois filhos de João Borba e Maia, um engenheiro agrónomo que, desde a década de 1970, se mudou da capital para o Minho, já que a isso obrigaram as funções assumidas na Direção Regional de Agricultura do Norte. «A assistente social do Hospital de Braga deu-me contactos de várias unidades possíveis. Depois de as consultar todas, achei que o CRG reunia as melhores condições para aquilo que eu pretendia: a fisioterapia não era um serviço complementar da estadia, mas fazia parte do protocolo onde ele foi inserido. Agradou-me a complementaridade de todas as valências que o CRG colocou à disposição do meu pai», revela a filha.

Para além de um plano personalizado e ajustado à medida dos seus progressos diários, a enorme força de vontade de João Borba e Maia - que residiu durante o período de reabilitação no CliHotel de Guimarães, residência sénior integrada no mesmo complexo do CRG - também se revelou decisiva para não se subjugar aos determinismos de uma doença madrasta.

Se teve COVID-19 e ainda se sente debilitado ou conhece alguém nessas condições, agende uma consulta multidisciplinar do CRG para a abordagem dos sintomas neurológicos pós COVID-19. Contacte o 253 712 318 ou 912 114 893.

1.jpg IMG_20210303_173411.jpg IMG_20210308_104312.jpg

IMG_20210415_172926.jpg

 

quinta, 29 julho 2021 13:52 em Bigger

Imprimir