BIGGER: Ana Bravo, um caso exemplar de reabilitação física

 

A colocação de uma prótese total da anca impôs-lhe severos constrangimentos de locomoção. Mas muita persistência, vontade férrea de voltar a ser a mesma e quatro semanas de intenso trabalho foram cruciais para uma recuperação exemplar. Aos 84 anos, Ana Bravo é o mais recente caso de sucesso de reabilitação física do Centro de Reabilitação de Guimarães (CRG).

"Foi com enorme satisfação que participamos na sua reeducação da marcha, que a auxiliamos a intensificar a sua autonomia. Foi com enorme alegria que assistimos à progressiva recuperação da sua independência e da sua qualidade de vida", observa Andrea Almeida, directora técnica do CRG.
O que move a equipa multidisciplinar do CRG é dar novo sentido aos dias dos seus clientes, como descrevem alguns dos seus técnicos, no relato da interação com a senhora Ana Bravo.

"Depois de submetida a uma cirurgia da anca, com prótese total, a dona Ana Bravo não conseguia sentar-se, nem caminhar. Não conseguia fazer as suas actividades diárias. Com o início do processo de reabilitação, o objectivo era conseguir uma marcha com apoio de uma canadiana, o que foi alcançado no final da terceira semana", conta Miguel Ribeiro, fisioterapeuta do CRG.
Constatando as suas melhorias, Ana Bravo sentia-se cada vez mais feliz e isso refletia-se também no sucesso de cada interação com os técnicos de saúde do CRG.

"A primeira grande melhoria que senti foi ter conseguido ir à casa de banho sozinha, fiquei mesmo muito contente", revela Ana Bravo, que, a partir daí, passou a acreditar que conseguiria recuperar a sua autonomia. "Disse logo aos meus filhos que estava no sítio certo para recuperar. Encarava cada exercício, apesar do esforço necessário, com um sorriso", confessa.
O processo foi intenso, mas compensador, quer para Ana Bravo, quer para a equipa multidisciplinar do CRG.

"É notável a recuperação da senhora Ana Bravo, tendo em conta as necessidades iniciais e o curto prazo de reabilitação. Quando chegou, não conseguia levantar-se da cama ou vestir-se sem ajuda. Mas revelou sempre muita garra, muita vontade em recuperar»", afirma Débora Freitas, terapeuta ocupacional.

Após quatro semanas de reabilitação intensiva, Ana Bravo deixou o CRG, diz Débora Freitas, "pelo próprio pé e totalmente capaz de cuidar de si".
No âmbito deste programa intensivo de reabilitação física, o CRG conta com o apoio do CliHotel de Guimarães, residência sénior integrada no mesmo complexo, que aloja os clientes do CRG e favorece um acompanhamento 24h/dia pela equipa multidisciplinar do CRG.

"Este acompanhamento intensivo do cliente permite-nos ter a noção exacta das suas debilidades, personalizar as terapêuticas e percepcionar melhor o padrão de recuperação", explica Andrea Almeida.
"Muito contente", é como se descreve Ana Bravo. "Estou muito satisfeita com tudo. Com o alojamento, com as enfermeiras, com as auxiliares. Muito contente com todos e muito contente por mim", assegura Ana Bravo, cuja maior autonomia permitiu também superar o nervosismo de depender de terceiros, que lhe afectava inclusive a fala.

 

Imprimir Email